Kitty cabeça-butts você para mostrar que ela te ama.
A mística felina é o que mantém os gatos tão amados e, ao mesmo tempo, incompreendida. Por que os gatos fazem as coisas que fazem é assunto de antropólogos instruídos e amantes comuns de gatos. Algumas das coisas que fazem sentido na natureza, como cabeçadas.
Anatomia Felina
Para realmente entender algumas das coisas que os gatos fazem, é preciso olhar para duas coisas: a anatomia felina e os hábitos ancestrais, porque eles realmente são pata na pata. O lendário comediante Johnny Carson contou uma vez uma história sobre como seu gato esfregou sua perna e ele pensou: "Uau, meu gato me ama". Mas então o gato esfregou contra a mesa e a cadeira também, então ele pensou: "Eu acho que ele realmente ama a mobília também!" O gato de Carson estava fazendo o que milhões de gatos fazem - marcando seu território. Os gatos têm glândulas de cheiro que feromônios secretos por todo o corpo, incluindo suas testas e bochechas. Quando o seu gato dá uma cabeçada em você, ele coloca esse feromônio inodoro (para você) em você.
Fragrâncias Felinas
Quando seu gato cheirar você, ela pode sentir o cheiro de tudo o que você esteve em contato o dia todo. Ela cheira o cachorro do vizinho nos seus sapatos ou o atum que você comeu no almoço. Ela sabe mais sobre você do que você pode saber sobre ela. Como os gatos têm um olfato altamente evoluído, eles assumem que todo mundo tem esse talento. Então eles marcam as coisas que eles querem reivindicar como suas, como a pessoa deles. Passe algum tempo observando o seu animal de estimação e você notará que ele não apenas vai bater na sua cabeça, mas também na mobília, nas paredes, no poste e em qualquer outro lugar que ele queira reivindicar como seu. Alguns gatos vão até dar uma cabeçada no cachorro da família! Eles também dão cabeçadas um ao outro. Estas são todas as formas de reivindicar o que eles acreditam ser deles.
Feromônios
Então, os feromônios desempenham um papel importante nessa pequena exibição de "o que é meu e o meu é meu", mas o que exatamente eles são? Feromônios são hormônios que estão fora do corpo. Eles são secretados por animais e insetos. A razão pela qual os seres humanos não podem sentir o cheiro deles é que eles só podem ser detectados através do órgão vomeronasal, que os seres humanos não desenvolveram. Os feromônios são usados para se comunicar com outros animais e para manipular esses animais em uma atividade específica, como colocar ovos, unir bebê à mãe, marcar território e se preparar para a atividade sexual.
Antropomorfismo
Quando as pessoas atribuem qualidades humanas a animais ou explicam o comportamento animal em termos humanos, é chamado de antropomorfismo. Exemplos disso são declarações como: "O cachorro sabia que rasgar meus sapatos era ruim, é por isso que ele parecia culpado" ou "Meu gato me adora tanto, é por isso que ela se deita no meu colo e ronrona". Na verdade, os cães não podem se sentir culpados e os gatos caem no colo porque o colo é macio e quente. Se o seu gato for cabeçudo e se esfregar contra você (segregando feromônios de outras partes do corpo no processo), você pode dizer a si mesmo que ela está demonstrando afeição. Afinal, você é sua pessoa.