O Que Faz Com Que Os Cães Se Tornem Grudentos?

Autor: | Ultima Atualização:

Não confunda com atenção ou instiga a brincadeira.

Uma das razões pelas quais amamos nossos cães é porque eles nos dão companheirismo incondicional, mas mesmo os cães mais leais devem ser capazes de ficar sozinhos por um curto período de tempo. Ser pegajoso em um cachorro nunca é um bom sinal, especialmente se for algo novo. Antes que você possa ajudar seu cão a superar seu comportamento pegajoso, é essencial entender as razões para isso.

Ansiedade de Separação

Alguns cães simplesmente odeiam ficar sozinhos e ansiedade de separação é o estado de pânico em que eles entram quando pensam você está prestes a sair. Você pode não perceber, mas você dá ao seu cão muitas indicações de que você está prestes a deixar um longo tempo antes de você realmente fazer. Desenhar as cortinas, fazer as malas e pegar suas chaves são coisas que seu cão aprenderá a associar à separação. Um cão que está ansioso por se separar de seu dono ficará grudento assim que suspeitar que está prestes a ficar sozinho. A melhor maneira de lidar com a ansiedade da separação é expor seu cão gradualmente a breves períodos de isolamento e ignorar sua atitude.

Medo

Se você tem um cão normalmente independente e confiante que se torna grudento, a primeira coisa a ser Considerar é se existe alguma fonte óbvia de ansiedade. Por exemplo, fogos de artifício podem assustar um cachorro, fazendo com que ele grude como cola ao lado de seu dono para se tranquilizar. Se você detectou uma causa óbvia de estresse, como ruído externo, observe seu cão em busca de outros sinais de medo. Por exemplo, ele pode estar andando, tremendo ou tentando se esconder. A melhor abordagem aqui é agir como um líder natural e calmo. Uma vez que seu cão perceba que você não está preocupado com o barulho, ele ficará tranqüilo.

Dependência

Se seu cão está ficando cego, surdo ou com problemas mentais relacionados à idade, ele pode se tornar grudento mecanismo. Aquela besta independente e altista que você costumava ter problemas para controlar agora está um pouco menos confiante e precisa estar ao seu lado um pouco mais. Ser pegajoso pode ser o primeiro sinal de que o seu cão tem problemas de dependência ligados à sua visão, audição ou capacidade mental. Se ele estiver batendo nas coisas mais, não respondendo aos comandos ou parecer confuso, leve-o ao veterinário para um check-up. Se o seu veterinário confirmar que ele tem um problema médico, ele ou ela aconselhará sobre a melhor forma de acomodar suas necessidades

Doença

Quando um cão se sente doente, pode ser confuso para ele. Também pode ser um pouco angustiante e pode fazer com que eles fiquem grudentos. Em cães epilépticos, por exemplo, o comportamento pegajoso é frequentemente um dos primeiros indicadores de uma convulsão iminente. Se seu cão sofre convulsões e você percebe que ele está sendo pegajoso, nervoso ou inquieto, fique de olho nele e esteja preparado para oferecer os cuidados apropriados, conforme indicado pelo seu veterinário, caso ele tenha uma convulsão.