Um Estatístico Vs. Um Matemático

Autor: | Ultima Atualização:

Estatísticos ajudam empresas e agências governamentais a projetar pesquisas para entender tendências.

Se você tem um jeito para números, você pode considerar um trabalho como matemático ou estatístico. Embora esses trabalhos estejam relacionados, eles diferem de maneiras importantes. Os matemáticos resolvem problemas complexos e criam teorias, enquanto os estatísticos projetam pesquisas e usam matemática para analisar dados e descobrir tendências. Ambos os campos têm alto potencial de ganho, mas geralmente exigem um grau avançado. As mulheres constituíam metade de todos os matemáticos e estatísticos da 2007, de acordo com o Bureau de Referência Populacional.

Deveres do trabalho

Os matemáticos apresentam novas teorias e princípios de matemática. Eles podem usar seu conhecimento para escrever códigos de computador e encontrar novas maneiras de usar computadores em situações do mundo real, como na aerodinâmica de carros. Mais da metade dos matemáticos trabalhava em universidades ou agências governamentais na 2012.

Estatísticos criam pesquisas e analisam resultados para ajudar empresas e órgãos públicos a ver tendências. Eles usam matemática para tirar conclusões de números e escrevem relatórios sobre os resultados. Os estatísticos podem ocupar posições como analistas do US Census Bureau, ou especialistas em marketing com agências de classificação de mídia.

Pagar

O matemático típico ganha um salário médio de $ 101,360. Os estatísticos ganham menos com uma renda média de $ 75,560, embora ambas as carreiras ganhem significativamente mais do que a renda média de $ 34,756 para todos os empregos nos EUA. Os matemáticos tendem a receber os salários mais altos em serviços de pesquisa científica e desenvolvimento, com um salário médio anual de $ 122,440. Outros empregadores que pagam salários acima da média incluem projetistas de sistemas de computação, empresas de arquitetura e engenharia, o governo federal e firmas de consultoria científica e técnica. Para os estatísticos, os negociantes de valores mobiliários pagam mais, a uma média anual de $ 128,390. Outros empregadores bem remunerados incluíam atacadistas de produtos farmacêuticos, fornecedores de compras eletrônicas, empresas de vendas por correspondência e serviços de informação.

Educação

Os matemáticos ganham mais, em média, mas também são mais propensos do que os estatísticos a obter um título de doutor ou profissional. O Departamento do Trabalho dos EUA informou que 42 por cento dos matemáticos tinham um grau de doutorado em 2012, em comparação com 24 por cento dos estatísticos. Apenas 21 por cento dos matemáticos possuíam apenas um diploma de bacharel, enquanto 28 por cento dos estatísticos obtinha apenas um curso de graduação (ver Referências 7, 8). Os estatísticos têm as melhores perspectivas de emprego com um mestrado em estatística e um histórico em finanças, engenharia ou ciência da computação. Os matemáticos precisam de um doutorado para trabalhar em universidades ou agências governamentais. (Veja Referências 11, 13)

Habilidades

A comunicação é fundamental como um matemático ou estatístico. Como matemático, você terá que explicar teorias ou cálculos para pessoas que não entendem matemática. Os estatísticos precisam conversar com cientistas e pesquisadores para descobrir as perguntas que desejam responder e projetar a pesquisa correta. Você também precisa saber como pensar criticamente e resolver problemas. Conhecimentos em informática são obrigatórios.

Outlook

O Bureau de Estatísticas do Trabalho dos EUA prevê um aumento percentual de 16 no crescimento de empregos para matemáticos entre 2010 e 2020, já que a tecnologia melhor dá às empresas mais dados para analisar. Servidores em nuvem usados ​​para armazenar projetos, relatórios financeiros e outras informações importantes darão aos matemáticos mais números para mineração (consulte a referência 11). Os estatísticos podem esperar um aumento percentual de 14 nas tarefas de 2010 para 2020, à medida que mais empresas usam estatísticas de uma crescente Internet para tomar decisões. Agências governamentais contratam estatísticos para melhorar os dados para a formulação de políticas. Outras indústrias que contratam estatísticos incluem engenharia e produtos farmacêuticos.