O Protocolo Para O Tratamento De Um Gato Positivo Felv

Autor: | Ultima Atualização:

Trabalhe de perto com seu veterinário em opções de tratamento para Kitty.

Se Kitty apresentar resultados positivos para o vírus da leucemia felina, não se desespere. Muito depende de quanto o vírus progrediu. É bem possível que o seu gato viva por vários anos, enquanto alguns gatos que testam positivo, mas nunca sofrem ativamente com a doença, podem viver a vida normal.

Leucemia Felina

Os gatos pegam o vírus da leucemia felina, ou FeLV, de outros felinos através de fluidos corporais. Geralmente, a saliva é a substância da transmissão, por mordidas de gatos, aliciamento mútuo ou compartilhamento de tigelas de água e comida. Se o seu gato for positivo para o vírus, você deve separá-lo de gatos não afetados em sua casa. Se Kitty tem um sistema imunológico forte, ele nunca poderá exibir nenhum sintoma; mas como portador ele pode infectar outros gatos. A leucemia felina é uma doença que prejudica o gato de várias maneiras. Ele pode desenvolver câncer, ou seu corpo não conseguirá se proteger de bactérias ou fungos normalmente inofensivos. Desta forma, assemelha-se ao vírus da imunodeficiência humana que causa a AIDS. Embora exista uma vacina FeLV, ela não ajuda os gatos que já carregam o vírus. Se você tem gatos negativos para FeLV em casa, certifique-se de que eles estão vacinados

Sintomas

Uma vez que um gato desenvolve sintomas de leucemia felina, o prognóstico não é bom. A doença não pode ser curada, mas os sintomas são tratáveis. Se o seu gato perde peso, vomita com frequência, picos de febre e sofre de infecções crônicas, é provável que o vírus esteja ativo em seu sistema. Outros sintomas incluem diarréia, inchaço dos gânglios linfáticos, letargia, problemas respiratórios, paralisia de membros posteriores e membranas mucosas pálidas, notavelmente as gengivas. Segundo a Morris Animal Foundation, aproximadamente 80% dos gatos afetados morrem dentro de três anos. Olhando para o lado positivo, 1 em cada 5 gatos vivem mais do que isso

Tratamentos

O seu veterinário irá prescrever medicamentos com base nos sintomas do seu gato. Se Kitty não comer ou perder peso significativo, drogas que aumentam o apetite podem ser apropriadas. Tais medicamentos incluem o diazepam, um medicamento que você provavelmente conhece melhor como Valium. Gatos com infecções recebem antibióticos - o antibiótico prescrito será determinado pelo tipo de infecção. Prednisona, um esteróide, estimula o apetite e combate tumores sólidos. Infelizmente, também pode suprimir o sistema imunológico, portanto você e seu veterinário devem decidir se o risco vale a pena. Além disso, gatos anêmicos podem receber benefícios de transfusões de sangue.

Suplementos

Você pode ouvir informações de amigos bem-intencionados sobre ervas e suplementos para ajudar Kitty. Sempre consulte seu veterinário antes de dar seu gato esses produtos. Mesmo no mundo veterinário, há informações informais sobre a ajuda para gatos que sofrem de FeLV. De acordo com uma autoridade que não seja o Merck Veterinary Manual, "relatos de agentes antivirais e agentes imunoterapêuticos revertendo viremia, melhorando os sinais clínicos e prolongando a sobrevida são abundantes. Estudos controlados usando gatos naturalmente infectados foram incapazes de substanciar um benefício dessas terapias "

Protection

A melhor coisa que você pode fazer pelo seu gato FeLV positivo é dar-lhe um bom cuidado e protegê-lo. Mantê-lo dentro de casa, não só para impedi-lo de espalhar o vírus, mas também para limitar a exposição a outras doenças que ele possa pegar. Pergunte ao seu veterinário sobre os melhores alimentos para impulsionar o sistema imunológico do seu gato. Os gatos positivos para FeLV nunca devem consumir alimentos crus, pois apresentam um risco maior de parasitas ou bactérias do que em carnes cozidas. Levá-lo ao veterinário, pelo menos, duas vezes por ano para exames, que incluem exames de sangue e exame de urina. Certifique-se de que a Kitty receba proteção contra pulgas e vermes para evitar parasitas externos e internos. Evite forçar tanto quanto possível um gato positivo para FeLV.