Você pode sentir que suas mãos estão atadas - mas você tem opções.
Goste ou não, nem todo empregador vai ter uma estrela de ouro pela forma como ele trata seus funcionários. Sob o disfarce de uma "economia ruim", alguns empregadores pedem aos trabalhadores que trabalhem mais, trabalhem mais (ou menos) horas, tirem benefícios que antes eram parte integrante do pacote do funcionário ou fossem simplesmente desagradáveis ao lidar com funcionários. Se você acha que seu empregador está se aproveitando de você, você tem um caminho difícil pela frente. A maioria dos estados tem uma política de "direito ao trabalho" que basicamente significa que os empregadores podem deixar as pessoas irem por qualquer motivo, mas não deixe que isso impeça você de fazer com que seu chefe lhe dê o respeito que você merece.
Faça uma lista das coisas que você está sendo solicitado a fazer e que você acredita que são evidências de que seu empregador está se aproveitando de você. Em seguida, peça a um amigo ou associado de confiança em seu setor para examinar a lista com você e ajudá-lo a identificar o que é uma evidência concreta versus o que é imaginado. Em alguns casos, pode ser uma mistura de ambos. A partir dessa lista, faça uma nova lista que detalha as coisas extras que você está fazendo no seu trabalho.
Peça por um aumento. Se você está sendo solicitado a trabalhar mais horas ou fazer mais trabalho, uma maneira mais eficaz de traçar o limite é pedir ao empregador que aumente seu salário para corresponder ao aumento de sua carga de trabalho. Mostre-lhe a lista das tarefas que você realizou para dar a ele alguns exemplos concretos do trabalho que está fazendo. Mesmo que receber um aumento não seja garantido, pelo menos você abriu uma linha de comunicação com seu empregador.
Peça outras vantagens. Determine os tipos de vantagens que as pessoas que compartilham sua posição em diferentes empresas ganham, além de seus salários. Apresente-lhe uma lista das vantagens que você descobriu. Alguns exemplos de vantagens são um carro da empresa, uma associação à academia, uma conta de despesas ou melhores benefícios para a saúde.
Comece a procurar um novo emprego. Quando e se você encontrar um, pergunte ao seu empregador para concordar com o seu salário solicitado e responsabilidades. Se ele recusar, informe-o de que você tem uma oferta de outra empresa que corresponda à sua solicitação. Ele pode igualar ou até melhorar a oferta feita pela outra empresa.
Fale com representantes sindicais, se você é um membro de um sindicato. Você paga suas dívidas para ajudá-los a negociar salários justos e benefícios por uma quantidade razoável de trabalho, e eles podem ajudá-lo a resolver as realidades das fantasias do que você pode esperar de seu empregador. Os representantes dos sindicatos também podem defender melhores condições de trabalho para você. Outra opção pode ser formar o seu próprio grupo de direitos dos trabalhadores e abordar o chefe como um grupo para defender melhores condições de trabalho. Se toda a equipe ameaçar desistir, seu chefe poderá prestar mais atenção.
Ponta
- Se você está sendo aproveitado de uma forma que poderia ser considerada assédio, como seu chefe fazendo avanços sexuais com a promessa de melhores condições de trabalho, comece a documentar os incidentes e converse com um advogado. Nenhum trabalho ou quantidade de dinheiro vale a pena comprometer sua segurança ou seu bem-estar.