Os Gatinhos Se Lembram De Irmãos?

Autor: | Ultima Atualização:

Não importa o quanto um filhote se relacione com seus irmãos, provavelmente não se lembrará deles depois de deixar a ninhada.

Embora alguns gatos gostem da companhia de outros gatos, ao contrário dos cães, os gatos não são animais de carga. A menos que um par de irmãos gatinhos sejam criados juntos, eles provavelmente não se lembrarão ou reconhecerão um ao outro depois de se separarem. Mesmo uma pequena separação pode ser o suficiente para fazê-los esquecer

Deixando a ninhada

Os gatinhos normalmente estão prontos para deixar a ninhada e ser adotados por oito semanas de idade. Por esta altura, um gatinho formou um forte apego à mãe e às ninhadas, e pode mostrar sinais de falta da sua família depois de ter sido separado deles. No entanto, não demora muito para um gatinho se reconectar à sua família humana e outros animais de estimação em casa. Quando isso acontece, o gatinho geralmente esquece tudo sobre sua mãe e irmãos e se adapta a ser parte de sua nova família. Se seu filhote mostrar sinais de angústia por estar separado de sua ninhada, você pode apressar sua recolocação a você simplesmente respondendo a seus gritos e cuidando dela como sua mãe faria.

Falha ao Reconhecer

Gatos confiam principalmente no perfume para reconhecimento. Se um gato cheirar estranho a outro gato, independentemente de estarem relacionados, o gato com cheiro desconhecido será considerado um estranho. É por isso que até dois gatos que passaram a vida inteira juntos às vezes agem como se nunca tivessem se encontrado. Mesmo uma pequena viagem para outro local, como o consultório do veterinário, pode ser suficiente para cobrir um gato com aromas desconhecidos que fazem com que outros gatos da casa reajam a ela como invasores quando você a leva para casa.

Adotando os Irmãos Gatinhos

Mesmo que os gatos não sejam sentimentais em relação a seus irmãos ou irmãs, se planeja obter dois ou mais gatos, pode ser uma boa idéia tirá-los da mesma ninhada. Os irmãos gatinhos já se uniram e estabeleceram uma hierarquia social, o que pode torná-los menos propensos a lutar. No entanto, às vezes os irmãos não gostam um do outro e se recusam a se dar bem. A adoção de irmãos também traz o risco de que ambos os gatos tenham herdado os mesmos problemas genéticos de saúde ou problemas comportamentais. Você também deve estar ciente do temperamento da raça ao decidir não só se adotar irmãos, mas também múltiplos gatos em geral. Algumas raças, como os siameses, geralmente preferem ser o único gato na casa e podem se comportar agressivamente em relação a outro gato, independentemente das circunstâncias.

Lidando com Agressão

Quando um gato falha em reconhecer outro e ataca ou exibe agressão territorial, existem algumas coisas que você pode fazer. É melhor reintroduzir gradualmente os gatos que foram separados por um curto período de tempo. Uma maneira de fazer isso é manter o gato de retorno em sua transportadora, seja fora ou em uma sala separada. Esfregue uma toalha sobre os dois gatos várias vezes para misturar seus aromas e incentivar o reconhecimento antes de trazer a transportadora. O gato que retorna deve permanecer na transportadora, fora de alcance, até que todos os gatos estejam calmos e agindo curiosos um para o outro. Antes de soltar o gato, coloque a transportadora no chão e permita que ela e os outros gatos cheiram um ao outro. Uma vez que ninguém esteja mostrando nenhum sinal de agressão, deve ser seguro deixar o gato sair, mas você ainda deve ficar de olho na situação. Se eles lutarem, é melhor distraí-los com um barulho alto, em vez de tentar se colocar entre os gatos que lutam.