Terapia A Laser Frio Para Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Felizmente para o seu gato, a terapia com laser a frio raramente requer sedação.

Atirar o seu animal de estimação com um feixe de laser pode fazê-lo sentir-se muito melhor. Lasers de baixo nível, também chamados de lasers frios, estão se tornando um tratamento convencional para gatos e outros animais. Terapia a laser frio é um tratamento eficaz para todos os tipos de problemas de saúde felinos, incluindo lesões e doenças.

Noções básicas sobre laser a frio

Você pode tê-lo visto no consultório do seu veterinário sem perceber: uma caixa retangular, semelhante a uma caixa de computador de mesa, com um cilindro de metal preso por um cabo. Máquinas de laser frio geram um feixe de fótons de baixa concentração em um determinado comprimento de onda, a fim de estimular a capacidade de cura natural do corpo do seu animal de estimação, de acordo com o site Broadview Animal and Bird Hospital. O feixe também precisa ter a quantidade certa de coerência, potência e frequência. Máquinas de laser a frio são calibradas para fornecer o tipo certo de luz, assim você não precisa se preocupar com o seu animal de estimação ficar chamuscado.

Tipos de Terapia

Lasers frios têm vários modos, apropriados para diferentes tipos de danos nos tecidos. Seu veterinário pode aplicar a terapia estática, concentrando a luz em uma área por um período de tempo definido. A terapia "Flick" envolve mover rapidamente o laser sobre uma área maior. O laser também pode ser ajustado para um pulso para dar ao técnico mais controle sobre quais partes do corpo do seu animal de estimação os efeitos do laser, de acordo com o site da Veterinary Orthopedic Manipulation Technology. Os tratamentos podem levar apenas alguns minutos, mas alguns gatinhos podem precisar de tratamentos mais longos ou precisam fazer visitas de retorno antes que a terapia produza resultados significativos.

Benefícios para a saúde

Se seu gato sofre de dor crônica de uma doença permanente, você ficará feliz em saber que a terapia a laser frio pode aliviar seu desconforto. A terapia a laser reduz a inflamação, estimula o sistema imunológico e ajuda o fluxo de sangue do seu animal de estimação, de acordo com o site do Hospital Veterinário da Commerce Village. Isso pode parecer um pouco inexpressivo, considerando cirurgias e medicamentos já realizam a mesma coisa, mas a terapia a laser é muito menos invasiva e não envolve produtos químicos artificiais. Não resolve todos os problemas, no entanto. A terapia a laser é frequentemente prescrita junto com outras opções de tratamento, como medicação, para ajudar seu animal a se recuperar.

Agendando um compromisso

Embora a terapia com laser seja certamente uma ótima ferramenta médica, ela não é apropriada em todos os casos. Converse com seu veterinário sobre a terapia a laser frio como uma opção de tratamento para o seu gato. Não procure tratamento a laser frio para seu animal de estimação sem aconselhamento profissional. Mesmo lasers de baixo nível não devem ser direcionados para os olhos ou para a tireóide, porque pode superestimular o tecido sensível na área, de acordo com a Metropet Magazine. Se você tem seguro para animais de estimação, verifique com sua seguradora para ver se ele cobre o tratamento de terapia a laser.