Pode Um Empregador Demiti-Lo Quando O Médico Tirou Você Do Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

Existem proteções legais se você precisar tirar uma folga do trabalho por motivos médicos.

A vida pode trazer surpresas inesperadas que podem reduzir sua capacidade de trabalhar. Quando tem a ver com uma condição médica grave que atinge você, seu cônjuge, seu filho ou um dos pais, talvez seja necessário parar o trabalho. Se tem a ver com a sua própria saúde, o seu médico pode solicitar que você saia do trabalho. Sob tais circunstâncias, seu empregador ainda tem que funcionar sem você, mas isso não significa necessariamente que você será demitido por ter que tirar uma folga temporária do trabalho.

Licença Médica

Nos termos da Lei da Família e Licença Médica, você tem o direito de se despedir por razões médicas. Isso inclui o nascimento de uma criança, adoção, pós-gravidez, recuperação de uma condição de saúde grave ou para cuidar de um cônjuge doente, filho ou pai. A FMLA aplica-se a empregadores que tenham mais de 50 empregados. Como funcionário, você também deve atender aos requisitos de qualificação, como ter trabalhado com o empregador por pelo menos 12 meses em período integral ou por 1,250 horas durante os últimos 12 meses como funcionário em meio período.

Tempo de retorno

O seu direito de sair de licença sob o FMLA pode proteger seu trabalho até que você retorne, mas também vem com obrigações. A FMLA fornece até semanas de folga 12 sem pagamento. Depois disso, seu empregador não é mais obrigado a manter sua posição para você ou oferecer-lhe outra posição com salários e benefícios iguais aos da sua saída. Como funcionário, você deve dar um aviso de 30 dias antes de sair. A única exceção a isso é quando você está lidando com uma emergência imprevisível. A proteção do trabalho não inclui circunstâncias como demissões da empresa que possam ocorrer como resultado de operações comerciais naturais. Se o seu departamento ou cargo tiver sido eliminado com a sua presença, ele poderá ser eliminado enquanto você estiver de licença.

Dias doentes

Um benefício comum oferecido pelos empregadores aos seus trabalhadores é dias de doença. Se o seu médico o tirar do trabalho por razões médicas, você pode usar seus dias de doença para cobrir o tempo que você precisa do trabalho. Em alguns casos, os empregadores podem exigir que você use todos os seus dias de doença, que são alguns casos de tempo de folga pago antes da execução do FMLA. Seu empregador também tem o direito de solicitar que você forneça a verificação do seu médico que você não é capaz de trabalhar por razões médicas. Alguns empregadores usam "médicos da empresa" para obter uma segunda opinião sobre sua saúde.

Americans with Disabilities Act

Quando a sua condição médica está além do escopo da FMLA e você tem um comprometimento físico ou mental permanente, há proteção sob a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA). Para uma condição incluída no ADA, seu empregador também deve oferecer uma licença sem vencimento que seja razoavelmente adequada às suas circunstâncias de incapacidade. Enquanto o empregador tem que oferecer, no mínimo, uma política de licença uniformemente aplicada, quando você se enquadra na proteção da ADA, você pode solicitar uma modificação na apólice que seja uma "acomodação razoável" que não imponha uma dificuldade indevida sobre a apólice. Empregador. Por exemplo, houve casos em que os funcionários receberam licenças de 15 meses sob ADA e solicitaram mais dois meses de licença para tratamento adicional de câncer. Acomodações razoáveis ​​são determinadas caso a caso.