O Aluguel Não Afetará Uma Pontuação De Crédito?

Autor: | Ultima Atualização:

Seu histórico de aluguel pode aparecer em seu relatório de crédito.

Isso pode acontecer com qualquer pessoa. Uma crise financeira atinge do nada. Talvez você tenha perdido seu emprego e, de repente, é o primeiro dia do mês e você está olhando para uma pilha de contas. Você classifica através deles, tentando descobrir quais você absolutamente deve pagar.

Qual vai dar uma mordida fora de sua pontuação de crédito se você não pode juntar o dinheiro? Cartões de crédito e outros empréstimos obviamente se enquadram nessa categoria. Mas e quanto ao seu aluguel? Depende.

Sua pontuação de crédito

Você tem várias pontuações de crédito, e um dos três métodos ou "modelos" pode ser usado para calculá-los: FICO, VantageScore ou Experian's® PLUS Score. Depois, há a complicação adicional de que cada agência atribui sua própria pontuação ao seu relatório de crédito com base no que está incluído nesse relatório específico. A informação pode não ser a mesma em todo o quadro. Um de seus credores pode se reportar à Experian, mas não à TransUnion®, portanto, essas duas pontuações podem diferir.

Na maior parte, no entanto, a pontuação de crédito é baseada em informações semelhantes - seu registro de pagamento, por quanto tempo , quantas vezes você solicitou crédito novo recentemente, quanto você deve no geral, quanto de crédito disponível você tem e os tipos de contas de crédito que você abriu.

O efeito do seu histórico de aluguel

Não pagando seu aluguel só pode afetar essas pontuações de crédito se o locador informar a inadimplência a uma ou mais agências de crédito, e a maioria não o faz. Se o seu senhorio não informar, é improvável que as agências estejam cientes disso. Até pouco tempo atrás, isso não significava necessariamente que as informações seriam usadas para calcular sua pontuação de crédito, mesmo que seus pagamentos de aluguel devessem ser reportados a uma agência de crédito.

Isso está começando a mudar, no entanto. O modelo FICO mais recente, o FICO 9, inclui de fato pagamentos de aluguel em cálculos de pontuação de crédito, assumindo os relatórios do senhorio. O VantageScore também inclui o histórico de aluguel em seus cálculos de pontuação. A Experian começou a fazê-lo em 2010, mas somente se a atividade de pagamento for positiva e apenas se o seu locador estiver inscrito no serviço RentBureau da Experian.

Se o seu senhorio te levar a um tribunal

O pior cenário possível é que você possa t pague seu aluguel por um longo período de tempo. Se o seu senhorio entrar com uma ação civil e fizer um julgamento contra você pelo valor de seus pagamentos de aluguel não pagos e outras taxas, esse tipo de atividade quase certamente aparecerá em seu relatório de crédito. Pode diminuir sua pontuação de crédito. É uma questão de registro público, e as agências de relatórios de crédito coletam rotineiramente esse tipo de informação disponível publicamente e as usam quando calculam as pontuações.

Mesmo que o seu locador não ajuize uma ação contra você, é possível que ele Transfira a dívida para uma agência de cobrança. A agência de cobrança - não seu senhorio pessoalmente - poderia relatar sua inadimplência para as agências de crédito

Relatórios de Triagem de Inquilinos

Você pode não escapar totalmente incólume, mesmo que seu locador não informe as agências de crédito. Sua pontuação de crédito em si pode permanecer inalterada, mas isso não quer dizer que as informações não estarão disponíveis para um proprietário em potencial na próxima vez que solicitar uma locação. Seu locador também pode relatar as informações a um serviço de triagem de inquilinos.

O que você pode fazer

Você pode solicitar seu histórico de aluguel através do serviço RentBureau da Experian para descobrir se o locador está se reportando a essa agência de crédito específica. Se pretender que os seus pagamentos de renda sejam incluídos na sua pontuação, pode inscrever-se na RentBureau e efectuar os seus pagamentos através desta terceira parte.

Se perder um pagamento por uma razão legítima

E se estiver atrasado com a renda por causa de uma ação tomada (ou não) pelo seu senhorio? Talvez ela tenha sido extremamente negligente com reparos ou mantendo a habitabilidade de suas instalações, e seu estado lhe dá o direito de reter seu aluguel nestas circunstâncias de acordo com certas regras. Então você não paga, e seu senhorio reporta isso.

Você pode não estar indefeso. Documente o problema, incluindo fotos aplicáveis, e envie as informações para as agências de relatórios de crédito. Sua explicação será, pelo menos, aparecer em seu relatório de crédito, que os credores quase sempre acessam, além de sua pontuação de crédito.