O Seguro Pago Para Remoção De Implantes Mamários?

Autor: | Ultima Atualização:

Os implantes de silicone de terceira geração têm uma consistência semelhante à gelatina.

Os implantes mamários não foram concebidos para serem dispositivos médicos permanentes. Se você tiver implantes, provavelmente precisará removê-los em algum momento, independentemente de decidir se os substituirá ou não, de acordo com a Food and Drug Administration dos EUA. Não há garantia de que sua companhia de seguros cobrirá os custos de remoção de implantes mamários.

Complicatons

Aproximadamente 20% das mulheres que fizeram cirurgia de aumento de mama tiveram seus implantes removidos em 10 anos, de acordo com a FDA. Alguns optaram por ter seus implantes substituídos, enquanto outros não o fizeram. Algumas das razões mais comuns para remoção de implantes mamários incluíram complicações como ruptura do implante, esvaziamento do implante, dor, infecção, rugas, assimetria mamária e contração capsular, que é um endurecimento do tecido ao redor do implante mamário.

Cirurgia Plástica

Normalmente, a sua companhia de seguros paga apenas os procedimentos cirúrgicos que considere medicamente necessários. Cirurgia de aumento de mama cosmética, que inclui a remoção de implantes, bem como o procedimento de inserção original, geralmente é considerado um procedimento eletivo. Como os procedimentos eletivos não são clinicamente necessários, a maioria das empresas de seguro não cobre o custo de remover ou substituir seus implantes.

Cirurgia Reconstrutiva

Nem toda cirurgia de aumento de mama é realizada estritamente para fins estéticos. A cirurgia de reconstrução mamária tenta restaurar a mama à sua aparência natural após um trauma grave, lesão ou cirurgia, incluindo mastectomia para o tratamento do câncer de mama. Em alguns casos, quando apenas um seio é afetado, ambos os seios podem precisar de aumento para alcançar a simetria desejada. A maioria das companhias de seguros consideram o aumento de mama que faz parte da cirurgia de reconstrução de mama como um procedimento medicamente necessário que é um benefício coberto. Se a cirurgia original do implante for considerada clinicamente necessária, a remoção dos implantes geralmente também é coberta se houver complicações, como uma infecção ou ruptura do implante.

Medicamente necessário versus desnecessário

Se o implante mamário for extrusado a pele ou se o implante é complicado por infecções recorrentes, sua companhia de seguros provavelmente considerará a remoção do implante como sendo clinicamente necessária, independentemente de o procedimento de implantação inicial ter sido de natureza reconstrutiva ou cosmética. Se você tiver seus implantes mamários removidos porque está preocupado que eles possam causar câncer de mama ou doença auto-imune, você provavelmente está sozinho para pagar essa conta. Como não há evidências ligando implantes preenchidos com silicone ao câncer de mama, doenças do tecido conjuntivo ou reprodução prejudicada, as empresas de seguro não consideram ter seus implantes removidos como medida preventiva para serem medicamente necessários.