Por Que O Condicionamento Do Operador É Útil No Ambiente De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

Se você se sente como um rato de laboratório, às vezes no trabalho, pode agradecer a BF Skinner por lhe dar um motivo para se comparar a um. As organizações aplicam os resultados diretos da experimentação de ratos de laboratório nos locais de trabalho todos os dias através do condicionamento operante. Skinner provou que poderia treinar ou condicionar ratos a pressionar uma alavanca para ser recompensado com estímulos, como comida, ou não pressionar a alavanca, a fim de evitar uma punição esperada. Formas semelhantes de condicionamento operante são úteis no local de trabalho para recompensar trabalhos bem feitos e parar maus comportamentos

Reforço positivo

As organizações podem usar reforço positivo para condicionar o cérebro recompensando comportamentos positivos ou desejados. Esse tipo de condicionamento operante no trabalho é comum, na maioria das vezes na forma de aumentos, bônus, promoções e outras formas de premiação ou reconhecimento que se relacionam diretamente com um trabalho bem feito. Conseguir uma recompensa por um bom desempenho no trabalho é altamente motivador, levando a maioria das pessoas a continuar tendo um bom desempenho, porque querem fazer um bom trabalho na esperança de que mais recompensas venham a acontecer.

Reforço negativo

O reforço envolve recompensas que lhe dão algo que você gosta, o reforço negativo envolve recompensas que removem algo que você não gosta. A maioria das pessoas não gosta de ser microgerenciada. Se você puder provar que faz seu trabalho consistentemente bem, e seu gerente se afastar para permitir que você o faça sem colocá-lo sob um microscópio, pode considerar isso como uma forma de reforço negativo. Você ganhou uma recompensa porque tem mais liberdade em seu trabalho.

Punição Positiva

Enquanto o reforço recompensa os comportamentos desejados, a punição visa impedir comportamentos indesejáveis. Com uma punição positiva, você recebe algo que não quer quando faz algo que seu chefe não quer que você faça. A punição é mais eficaz quando ocorre imediatamente após o comportamento indesejado. A forma mais comum e mais eficaz de punição positiva no trabalho é uma bronca verbal. Ser informado que seu mau comportamento está no radar de seu chefe provavelmente fará com que você pare de fazê-lo. Ser demitido pode estar no topo da lista das punições mais indesejáveis, mas como não irá condicioná-lo a ter um desempenho melhor naquela empresa, não é uma forma efetiva de condicionamento operativo no local de trabalho.

Punição Negativa

Punição Negativa é a punição direta. oposto de reforço negativo. Com reforço negativo, quando você executa adequadamente, seu chefe tira algo que você não quer. No caso de punição negativa, no entanto, quando você executa de forma inadequada, seu chefe tira algo que você quer. Exemplos de punições negativas incluem tudo, desde perder um espaço de estacionamento especial até perder uma promoção antecipada.