Por Que Meu Cachorro Está Perdendo Cabelo Em Pedaços?

Autor: | Ultima Atualização:

Muitos cães são propensos a uma variedade de alergias e distúrbios autoimunes que causam queda de cabelo.

É angustiante quando o belo pêlo do seu cão se solta e cai em pedaços. Causas como o derramamento sazonal não são alarmantes. Se a perda da pele for inesperada, é importante consultar o seu veterinário, que irá realizar alguns testes. Uma variedade de causas é possível

Soprar o Brasão

Uma ou duas vezes por ano, dependendo do tipo de pelagem, o seu cão vai derramar o pêlo em pedaços. O derramamento intenso é mais óbvio em cães com casacos duplos consistindo de um subpêlo macio e isolante e um revestimento superior mais áspero e à prova de intempéries. Alterações hormonais cíclicas fazem com que mulheres não pagas percam suas pelagens. Tanto nos machos quanto nas fêmeas, mudanças sazonais provocam mudanças na pelagem. Alguns donos de cachorros chamam esse derramamento de "assoar o casaco" ou "muda". A maior perda de pêlo geralmente continua por duas semanas. Escove seu cão com freqüência para mantê-lo confortável e sua casa livre de peles.

Mange causa perda de cabelo em manchas ao invés de pedaços. Existem dois tipos comuns de sarna: demodécica e sarcóptica. Cães geralmente carregam alguns demodex ácaros em seus folículos pilosos. Normalmente, os ácaros demodex são inofensivos, mas um déficit temporário ou crônico do sistema imunológico pode permitir que eles aumentem em número, causando inflamação e manchas calvas. Isso às vezes ocorre de forma pouco breve na puberdade, quando você pode notar uma pequena mancha ou duas de sarna demodécica no rosto do seu cão jovem. Isso geralmente desaparece sem tratamento, mas você deve consultar seu veterinário se você o vir. A perda de cabelo em manchas sobre o corpo do seu cão causada por ácaros demodex significa que algum problema comprometeu o sistema imunológico do cão, permitindo que os ácaros se multipliquem. É importante procurar cuidados veterinários. A sarna demodética geralmente não é comunicada a outros cães ou pessoas, mas é um sério problema de saúde para seu cão.

Sarna Sarcóptica

Ao contrário da sarna demodécica, a sarna sarcóptica é altamente contagiosa. Também é altamente tratável. Seu cão pode pegar o ácaro da pele Sarcoptes scabei de outros cães, e você também pode pegá-lo. Sinais em seu cão são frenéticos arranhões e inquietação. Os sintomas aparecem cerca de uma semana após a infecção. Seu cão é susceptível de ter queda de cabelo, pele vermelha, feridas e crostas. A ação rápida é necessária para proteger tanto seu cão quanto você. Seu veterinário provavelmente aconselhará o isolamento do cão, combinado com medicamentos antiparasitários e anti-coceira. Você pode esperar que o problema se resolva em cerca de um mês.

Dermatite

Cães, assim como os humanos, podem ter dermatite atópica e eczema devido à alergia. Estes podem levar seu cão a desenvolver carecas. Algumas raças parecem mais suscetíveis a esses problemas de pele, mas cães de qualquer raça podem tê-los. A perda de cabelo pode ser causada por alergia a pulgas ou alergia a uma variedade de substâncias, desde antibióticos e aditivos alimentares a tecidos de lã ou nylon e desodorantes domésticos. Alguns cães também podem desenvolver a dermatite de lamber acral (ALD), também chamada de granuloma de lambida, na qual o cão lambe-se excessivamente em um ponto, criando uma ferida difícil de curar, cercada por pele espessa. Muitas vezes, a causa deste comportamento é psicológica, a reação do cão ao estresse, ansiedade ou tédio.