Por Que É Importante Que Os Funcionários Façam Uma Autoavaliação?

Autor: | Ultima Atualização:

A autoavaliação ajuda o funcionário a esclarecer as metas da carreira

As autoavaliações estão se tornando norma nas avaliações de desempenho dos funcionários. Alguns funcionários podem considerá-los intimidadores, mas o processo de desenvolvimento e redação de uma autoavaliação pode ser uma experiência gratificante. Não só você aprenderá mais sobre si mesmo, como também estabelecerá um diálogo com seu supervisor, tornando a revisão de desempenho mais benéfica para ambos.

Benefícios de uma autoavaliação

O próprio processo de escrever uma autoavaliação tem um enorme benefício para você, o empregado. Oferece-lhe proteção. Você pode ter tido grandes realizações, mas quando sua revisão anual acontece, seu supervisor pode não se lembrar. Sua autoavaliação é sua oportunidade de mostrar seu sucesso. Escrever uma autoavaliação oferece a você a oportunidade de assumir responsabilidade pessoal pelo seu desempenho no trabalho. Se você é um grande empreendedor, esta é sua chance de se gabar. Se você é uma pessoa introspectiva ou não, este exercício irá forçá-lo a catalogar seu passado, planejar para o próximo ano e tomar conta de seu futuro.

Escrevendo sua auto-avaliação

Sua auto-avaliação provavelmente requer que você complete o formulário. Todos têm as mesmas características - uma revisão do ano passado, metas para o próximo ano e ferramentas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Pense nas realizações das quais você mais se orgulha. Se você mantiver um diário, eles serão fáceis de lembrar. Se você não mantiver um diário, comece um hoje. Mantenha seus comentários honestos, mas não poupe detalhes. Para cada uma de suas conquistas, revise a situação, quais tarefas você teve que realizar e qual foi o resultado. Faça seus objetivos para o próximo ano ambiciosos, mas não impossíveis. Certifique-se de relacionar qualquer treinamento ou suporte que você necessitar de sua organização para chegar lá

Planejando sua carreira

Concluir sua autoavaliação pode ser uma obrigação, mas você precisa levá-la além dos requisitos mínimos. Ao analisar suas conquistas - e deficiências - do ano anterior, pergunte-se se sua carreira está indo na direção que você deseja. Assim como a oportunidade do seu empregador é rever seu progresso, também é seu. Parte de uma autoavaliação típica inclui metas para o próximo ano. Certifique-se de que seus objetivos são o que você realmente quer fazer e siga o caminho da carreira que deseja seguir.

Diálogo com seu supervisor

Uma avaliação de desempenho pode ser intimidante se você vê-los como um esboço de suas deficiências . É uma reunião com o chefe para discutir seus sucessos e como seu desempenho mede até sua descrição de trabalho. Você e seu chefe analisam sua descrição de trabalho de diferentes direções, de modo que sua autoavaliação lhe dá a chance de compartilhar seu ponto de vista. Você pode apresentar uma perspectiva que seu supervisor não tenha considerado. Se o seu supervisor revisa sua autoavaliação antes da reunião de revisão, ele não tem surpresas sobre suas expectativas. Ele pode até mudar seu ponto de vista com base no seu comentário.