Por Que Meu Gato Está Na Caixa De Areia?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos adoram se esconder, mas esconder-se na caixa de areia é indesejável.

Para se sentir seguro, os gatos se escondem em espaços pequenos e fechados. Você pode encontrar regularmente seu gatinho no canto de um armário, aconchegado em uma caixa de papelão ou debaixo de um móvel. Se você encontrar o seu gato deitado na caixa de areia, no entanto, isso pode indicar um problema médico.

Ansiedade

Se você adotou seu gato recentemente, ele pode passar muito tempo na caixa de areia porque ele não tem certeza do que o rodeia e se sente seguro lá, especialmente em uma caixa fechada. Enquanto isso pode parecer inaceitável para os seres humanos, a caixa de areia cheira a seu gato e ao cheiro de sua urina; Na verdade, os gatos marcam seu território com sua urina e seu odor pode às vezes ser reconfortante para um gato ansioso. Seu gato deve começar a explorar sua nova casa depois de alguns dias, mas se ele continuar a passar o tempo na caixa de areia, forneça-lhe uma caixa separada que contenha um cobertor em vez de lixo para gatos. Desta forma, ele tem um lugar para abraçar e dormir como seu refúgio.

Situações estressantes

Um gato que está estressado com a adição de um novo animal, como um segundo gato, pode se sentar na caixa de areia reivindicá-lo como seu e impedir que o outro gato use a caixa. O gato também pode ficar na caixa de areia por segurança se ele se sentir ameaçado por outro gato ou cachorro. Fornecer vários gatos com uma caixa de areia para cada gato mais um extra para evitar problemas territoriais envolvendo guarda de caixa de areia, recomenda a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais. Se você tem um cão, coloque a caixa de areia do seu gato em uma área que seu gato pode facilmente chegar sem ser incomodado pelo seu cão, ou crie uma sala especial para ele que seu cão não possa acessar. Alguns sprays de um feromônio de gato sintético ou um difusor de feromônio também podem deixar seu gato à vontade, reduzindo seu desejo de se esconder e de se deitar na caixa de areia. Em casos graves, você pode querer consultar o seu veterinário sobre o uso de um medicamento anti-ansiedade para conter o desejo do seu gato de se esconder na caixa de areia.

Disúria

Um gato deitado na caixa de areia pode fazer Então, porque ele é incapaz de urinar adequadamente devido a uma condição chamada disúria, que pode levá-lo a ficar na caixa de areia para tentar continuamente. A disúria resulta em dor ao urinar, sangue na urina, vontade freqüente de urinar e micção improdutiva. Existem várias causas para esta condição, incluindo uma infecção do trato urinário, a presença de cristais na bexiga e tumores na bexiga ou uretra, de acordo com PetPlace. Porque estas condições dão ao seu gato o desejo de urinar, mas ele é incapaz de fazê-lo, ele pode estar na caixa para continuar tentando. Eles também causam fadiga, fraqueza e náusea; isso é parte da razão pela qual você o encontra deitado na caixa de areia - ele pode estar exausto demais para se mover.

Condições urinárias

Infecções do trato urinário são causadas pela presença de bactérias na bexiga e causam dor quando urina de gato. Quando a urina de um gato é muito ácida, podem formar-se cristais de oxalato de cálcio nos rins ou bexiga; quando é muito alcalino, formam-se cristais de estruvita. Estes cristais não só irritam a bexiga, causando uma infecção, mas também podem levar a uma uretra obstruída. Um gato com uma uretra bloqueada não pode urinar, levando a um acúmulo de potássio no organismo. Isso é emergência médica e pode resultar em insuficiência renal ou cardíaca se não for tratada dentro de 24 horas, de acordo com o site 2nchance.info. Visite seu veterinário para um diagnóstico e tratamento adequados. Outra possível causa de um gato deitado em uma caixa de areia é a cistite intersticial felina, uma condição neurológica que aumenta a necessidade do seu gato de urinar com mais frequência. É uma condição dolorosa que também é uma emergência médica, de acordo com a ASPCA

Outras causas médicas

Diarreia crônica ou distúrbios gastrointestinais podem fazer com que seu gato se deite na caixa de areia devido ao constante desejo de defecar. Várias condições intestinais, incluindo infestação interna por parasitas, colite e megacólon, podem causar diarréia, de acordo com o Cat Channel. Se você mudou recentemente a dieta do seu gato, isso também pode ser a causa da dor de estômago que impulsiona o seu gato a deitar na caixa de areia. Um exame por um veterinário pode determinar se há uma causa médica para o comportamento do seu gato. Outro problema que poderia levar ao seu gato sentado na caixa de areia é a dor de uma lesão ou artrite. Gatos idosos podem ter dificuldade para entrar e sair da caixa de areia e podem relutar em deixar a caixa uma vez lá dentro por causa da dor envolvida. Mude para uma caixa de areia com laterais baixas que seu gato possa navegar sem dor. Coloque a caixa em um local que seja fácil para ele acessar, talvez perto de um ponto de cochilo favorito.