Por Que O Miau De Gato Muda?

Autor: | Ultima Atualização:

Se o miado do seu gato parece estranho, é necessário uma visita ao veterinário

O miado de Buster pode dizer algo sobre seu estado de saúde. Uma mudança na maneira como o seu gatinho vocaliza, como um tom rouco, rouco ou agudo, indica um problema de saúde. Um veterinário deve determinar se a causa é relativamente benigna e temporária, ou algo mais sério.

Calicivirus

O calicivírus felino é uma causa comum de infecções do trato respiratório superior em gatos. Gatos com calicivírus podem apresentar vários sintomas, como congestão nasal, espirros e secreção dos olhos e nariz. Seu pequeno Buster também pode desenvolver conjuntivite, que é a inflamação da membrana que reveste as pálpebras; e úlceras na língua, gengivas, palato duro, nariz ou lábios. Os sintomas da infecção do trato respiratório superior podem causar um miado rouco e rouco.

Herpes

As infecções por herpes felino causam os mesmos sintomas que outras infecções do trato respiratório superior, incluindo olhos e nariz aquosos, espirros e congestão. Também conhecido como rinopneumonite viral felina, este vírus pode causar espirros, úlceras oculares, salivação e lesões ao redor dos olhos. Os sintomas semelhantes aos da gripe podem causar uma mudança temporária no miado do seu gato. Como o sistema imunológico está enfraquecido, os gatos com herpes felino correm o risco de desenvolver infecções secundárias.

Paralisia laríngea

A paralisia laríngea é uma condição rara, porém perigosa, que causa sérios problemas respiratórios. Este mau funcionamento dos músculos da traquéia, ou "cano de vento", faz com que o seu gatinho respire ruidosamente e tenha um miau profundo e rouco. Paralisia laríngea é causada por má função nervosa ou por danos às estruturas da laringe. Os nervos controlam as pregas vocais do seu gato. Qualquer anormalidade desses nervos pode impedir que a laringe se abra adequadamente, alterando a voz do seu gato.

Laringite

A laringite é uma inflamação da laringe, muitas vezes resultando em respiração difícil, tosse dolorosa e rouquidão ou perda da voz. A tensão vocal do miado contínuo ou tosse crônica pode ser a causa. Tumores da garganta, infecções na garganta, pneumonia, alergias e amigdalites também podem causar laringite. À medida que o muco se acumula na laringe, seu gato pode limpar a garganta constantemente para desalojar a gosma e recuperar a respiração mais fácil.