Por Que Os Cães Lambem As Mãos Das Pessoas?

Autor: | Ultima Atualização:

A língua desse cara grande pode estar na sua mão.

Seu cachorro espalhando uma língua molhada em você é realmente uma coisa doce, mas se o comportamento for excessivo, pode ser frustrante também. Lamber as mãos caninas pode apontar para tudo, desde um amigável "olá" até sentimentos de ansiedade - e talvez até um pouco de ambos.

Obediência

Se um cachorro lamber nervosamente suas mãos, pode ser apenas a maneira dele comunicando que ele é obediente e subordinado a você. Este cachorrinho não se sente dominante sobre você e reconhece que você é o líder em seu mundo. Lamber as mãos é frequentemente um ato modesto no domínio da linguagem corporal canina.

Bem-vindo

Um cão pode lamber as mãos como forma de dar-lhe as boas-vindas calorosas. Lambendo você, seu cão está deixando você saber o quão apreciada você é. Em alguns casos, no entanto, essa lambida "bem-vinda" também pode surgir de uma mistura de sentimentos de boas-vindas e dos sentimentos de subordinação acima mencionados. Ao lamber a mão, um cão pode estar "se bronzeando" no estilo canino, para ficar em boa posição com você.

Higiene

Ao lamber a mão, seu cãozinho pode estar apenas dando uma boa aparência - tentando deixar você arrumado e limpo. Quando os animais se cuidam mutuamente, o comportamento é chamado de “allogrooming”.

Lambendo o Sal

Se o seu cão lambe muito as mãos, pode ser que ele esteja simplesmente absorvendo o teor de sal natural da sua pele. Seu cão pode não estar necessariamente tentando ser amoroso - ele pode apenas pensar que sua mão tem o sabor de um gostoso francês. Ele pode até mesmo gostar do creme para as mãos com cheiro doce em sua pele, por mais estranho que pareça.

Compulsão

Quando o hábito de lamber a mão de um cachorro parece excessivo e talvez até fora de controle, pode significar um padrão de comportamento compulsivo, não muito diferente latidos ou perseguidores imoderados. Se um cachorro é obcecado por lamber as paredes do seu quarto ou da sua mão, uma compulsão pode ser apenas responsável. Muitos fatores diferentes podem desencadear compulsões em cães, incluindo separação prolongada de um cuidador amado, isolamento, experiência insuficiente com companheiros de brincadeira e danos físicos passados ​​e negligência. Se o hábito de lamber a mão do seu cão parece ser um desejo que ele não pode ajudar, uma consulta com o veterinário é definitivamente uma idéia inteligente.