Por Que Os Cães Odeiam Se Banhar?

Autor: | Ultima Atualização:

Logo seu filhote estará chutando para trás na banheira e desfrutando de uma boa lavagem.

Para o seu cachorro, um banho não significa ficar todo embelezado. ; Isso significa ter o pior momento de sua vida. Seu medo não é completamente irracional: a água é assustadora, para não falar de estar emburrada e tossida. Seu amigo canino acha que os banhos são para as aves.

Associação Negativa

O medo do banho do filhote pode se originar de uma época anterior em que ele associava o banho a algo traumático. Talvez ele tenha sido arrastado para o banho contra a sua vontade como um filhote de cachorro e encharcado com água fria, ou talvez ele tenha sofrido um barbear aterrorizante na banheira para manter todo aquele pêlo esvoaçante em um só lugar. Às vezes, a associação negativa tem a ver com o modo como você fala com ele. Por exemplo, se você sempre diz "vamos", antes de fazer algo que ele odeia, como cortar as unhas ou dar remédio, ele associa o comportamento e as palavras a algo negativo. É por isso que nunca é uma boa idéia dizer "venha", ou qualquer outro comando que ele já tenha respondido positivamente, pelo menos inicialmente - você não quer assustá-lo com essa palavra.

Som e sensação

O som da água correndo pelos canos, soprando a torneira e depois sendo sugado pelo ralo é o suficiente para fazer alguns cães se rebelarem contra a coisa toda do banho. A água derramando sobre o pêlo dele pode ser uma sensação que ele não está acostumado, também, enlouquecendo-o ainda mais. Muitos caninos estão assustados com o desconhecido, e quando se trata de lutar ou fugir na hora do banho, eles são todos para o vôo.

Desconfortável

Não é fácil para o seu filhote se sentar e relaxar quando ele está enfeitado. acima. Ele pode não se encaixar bem em sua banheira ou em seu banho canino; a água às vezes parece muito quente ou muito fria; o sabão pode encontrar seu caminho em seus olhos; ele tem que se equilibrar em três pernas ocasionalmente; e ele pode não gostar de ser tocado em certas áreas. Se você estiver tomando banho do lado de fora, até mesmo a água morna pode sentir frio se uma rajada de vento soprar.

Aproveitando o banho

Seja qual for a razão do seu filhote temer o banho, você pode aliviar esses medos e fazer a hora do banho tempo divertido - ou pelo menos algo que ele tolera. Reforço positivo é a ferramenta de escolha. Lentamente, apresente-o ao banho, dê-lhe um tratamento quando ele responder positivamente e continuar aumentando o ritmo até que ele não apareça apavorado no banho. Por exemplo, apenas brincar com ele perto da banheira, alimentá-lo com um deleite quando ele se aproxima e lentamente se aproximar dele todos os dias fará com que ele pense que a banheira significa que algo de bom sempre acontece. Quando você o banha, pareça calmo e gentil em vez de assertivo e controlador; Certifique-se de não obter shampoo em seus olhos ou boca; certifique-se de que a água esteja quente, mas não quente; e não o banhe do lado de fora quando estiver um pouco rápido. Nunca borrife-o no rosto com água; use um pano molhado para limpá-lo.