Por Que Os Gatos Vomitam Depois De Comer?

Autor: | Ultima Atualização:

Esse visual é seu gatinho se desculpando pelo que vai acontecer logo depois que ela engolir.

Imagine a frustração de comer e vomitar tudo de volta. É assim que o seu gatinho se sente quando ela simplesmente não consegue manter a comida baixa. Às vezes, a culpa é de seus excessivamente ansiosos hábitos alimentares, mas seu corpo também pode ser o criador de problemas.

Comer rápido demais

Alguns gatinhos olham para uma tigela cheia de comida e têm um mini ataque de pânico. Seu único pensamento é que eles têm que comer a comida o mais rápido possível. Se o seu gatinho comer muito depressa, ele vai se afastar da tigela de comida e vomitar de volta. O comportamento pode parecer estranho, mas não é irracional. Ela sabe que a comida é um dos seus recursos mais importantes. Ela sente que, se não se apressar e enfiá-lo, alguém ou alguma outra coisa pode aceitá-lo. Isto é especialmente verdadeiro se ela tem um irmão ou irmã felina ou se ela viveu nas ruas por um tempo. Alimentando-a com quantidades menores ao longo do dia deve acabar com o vômito. Você também pode colocar um ramekin no centro da tigela e espalhar a comida ao redor do ramekin para que ela tenha que passar mais tempo comendo cada ração.

Too Much Food

Alguns gatos não sabem quando dizer não para a comida na frente de seu rosto. Então eles enchem um pouco demais seus estômagos e continuam a vomitar um pouco mais tarde. Se você alimentar seu gatinho gratuitamente, mude para alimentação cronometrada para que ela não tenha acesso a quantidades infinitas de comida sempre que quiser.

Alergias

Assim como alguém que é intolerante à lactose pode vomitar depois de beber leite, seu gatinho pode vomitar se comer alimentos aos quais é alérgica. Os gatos podem se tornar alérgicos a todos os tipos de ingredientes comumente encontrados em muita comida de gato, desde o frango incrivelmente saboroso até os grãos de cereais mais entediantes. Quando ingere o alérgeno, seu sistema imunológico reage exageradamente e tentará liberá-lo de seu sistema, o que às vezes significa vômito. Ela também provavelmente vai aparecer com muita coceira e pode ter diarréia. Seu veterinário irá prepará-la com comida hipoalergênica. Depois que os sintomas desaparecem, você pode tentar introduzir um ingrediente de cada vez, como comida sem grãos com frango. Se seus sintomas reaparecerem, você identificou pelo menos um alérgeno.

Problemas do esôfago

Sempre que seu gatinho tiver problemas no esôfago, seja esôfago aumentado ou esôfago estreito, ela terá problemas em fazer com que a comida encontre o caminho para o estômago dela. Regurgitar é frequentemente o resultado final. Às vezes, o problema do esôfago é algo com que ela nasceu. Em outros casos, você pode culpar um parasita desagradável ou mesmo um câncer. Se o seu esôfago é realmente o problema, o seu veterinário pode, por vezes, corrigi-la, encontrando e removendo a causa ou prescrevendo medicamentos. A cirurgia também está na mesa.

Ver o veterinário

Mesmo se você acha que identificou a causa do vômito do seu gatinho, sempre fale com seu veterinário. O vômito ou regurgitação logo após a ingestão quase sempre aponta para um problema específico do alimento ou do esôfago, mas se ela vomitar horas depois de comer ou ao longo do dia, existe a possibilidade de outra condição médica em jogo.