Por Que Os Gatos Precisam Que Seus Bigodes Equilibrem?

Autor: | Ultima Atualização:

Os bigodes de gato, também chamados vibrissae, são receptores de toque e não regulam o equilíbrio.

Os gatos não precisam de bigodes para equilibrar . Como em todos os mamíferos, o equilíbrio de um gato é controlado pelo ouvido interno. O mito de que os bigodes de gato afetam o equilíbrio pode estar relacionado ao fato de que bigodes de gato são órgãos sensoriais. Sua função envolve distância e espaço, mas não equilíbrio.

Equilibrar Mito e Fato

Muitos animais mantêm o equilíbrio sem bigodes, o que faz sentido porque bigodes não têm nada a ver com equilíbrio. Todos os vertebrados compartilham órgãos de equilíbrio semelhantes, que se desenvolveram no centro do crânio muito antes da evolução da audição. Nos mamíferos, o ouvido interno, que se conecta ao ouvido médio e externo, acompanha o movimento e regula o equilíbrio. Os bigodes, por outro lado, começaram a evoluir há 120 milhões de anos, junto com os primeiros mamíferos. Eles são chamados vibrissas, tecnicamente falando, e a maioria dos mamíferos os tem. De modo geral, as vibrissas atuam como antenas: são órgãos de toque.

O que os gatos realmente fazem

A maioria dos gatos tem uma dúzia de bigodes de cada lado do nariz em quatro linhas horizontais - 24 no total. Bigodes de gato são como radar. Os gatos os usam para medir distâncias e dimensionar objetos, mesmo no escuro. Eles ajudam o gato a executar movimentos graciosos e complexos. Os gatos também usam seus bigodes para testar o tamanho das aberturas: seus bigodes os informam se eles se encaixam em espaços apertados. Os gatos têm vibrissas semelhantes em suas patas, olhos, queixos e pernas, mas o termo "bigodes" geralmente se refere àqueles em seus rostos.

Body Language

Além de suas funções naturais, os bigodes de seu gato ajudam você a entender ele agindo como um anel de humor. Os bigodes do seu gato estão em repouso? Então ele provavelmente está descansando também. Eles estão amontoados e contra o rosto? Ele está sendo defensivo, então provavelmente está com raiva ou com medo. Eles estão voltados para frente? Isso é um sinal de curiosidade, o que significa que é hora de caçar ou brincar. Os bigodes do seu gato estão completamente à frente e no final? Então ele provavelmente está assustado, mas suas costas arqueadas e rabo levantado provavelmente já deram uma dica para você.

Uma Nota sobre os Bigodes de Gato

Nunca corte ou corte os bigodes de gato. Os bigodes do seu gato são um órgão sensorial, então cortá-los seria como cortar seus sentidos da visão, audição, olfato, tato e paladar. Um gato que perde todos os seus bigodes é geralmente desorientado e confuso. Ele pode até se perder. Graças à sua forma cônica, os bigodes de gato são extraordinariamente fortes e flexíveis. Eles crescem e são eliminados naturalmente. Se, através das circunstâncias, os bigodes forem cortados ou quebrados, eles crescerão por conta própria.