Onde Está A Lactose Encontrada Na Natureza?

Autor: | Ultima Atualização:

O leite é a única fonte natural de açúcar da lactose.

A lactose é o principal tipo de açúcar encontrado naturalmente no leite materno de todos os mamíferos, inclusive humanos. Também é difundido em vários produtos lácteos fabricados comercialmente, mas o leite é a única fonte encontrada na natureza. Diferentes tipos de leite contêm diferentes percentagens de lactose. A intolerância à lactose é um problema digestivo generalizado, especialmente entre pessoas de ascendência africana e asiática.

A lactose é classificada como um dissacarídeo porque é feito de dois açúcares simples chamados galactose e glicose. A glicose é o produto final de todo o metabolismo dos carboidratos, e é rapidamente absorvida na corrente sanguínea e transportada em torno de seu corpo para todas as suas células. Suas células queimam glicose para trabalhar e armazenar energia. Para que a lactose seja quebrada em galactose e glicose no intestino, é necessária uma enzima chamada lactase. A lactose é produzida apenas nas glândulas mamárias de mamíferos e, em seguida, é secretada no leite, o que explica por que ela é freqüentemente chamada de açúcar do leite. Em comparação com a sacarose, que é o açúcar de mesa comum, a lactose é menos solúvel em líquidos e menos doce.

Leite

A lactose perfaz entre 2 e 8% do leite de mamíferos em peso, variando a quantidade entre diferentes espécies e indivíduos . Por exemplo, a porcentagem de lactose no leite humano varia de 6,5 a 7,5%, dependendo um pouco da saúde e da dieta da mulher. Em contraste, a porcentagem de lactose em leite de vaca e de cabra gira em torno de 5%.

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é um problema digestivo generalizado causado pela falta de secreção de lactase no intestino delgado. A lactose precisa ser dividida ao meio pela lactase antes de ser absorvida pelo intestino. Sem lactase suficiente, a lactose não digerida acaba no intestino grosso, onde se torna uma refeição para bactérias amigáveis. As bactérias fermentam a lactose e produzem dióxido de carbono como subproduto, o que leva a inchaço, dor abdominal, flatulência e diarréia. A intolerância à lactose afeta até 70 por cento das pessoas de ascendência africana e asiática, mas apenas cerca de 30 por cento das pessoas com herança europeia

Considerações

O leite fresco contém sempre lactose, mas variedades fermentadas como o soro de leite têm quase nenhuma porque são submetidos a fermentação bacteriana que decompõe a lactose em glicose e galactose. Leite de vaca sem lactose é comumente disponível em supermercados e é feito pela adição de algumas enzimas lactase. Os produtos lácteos feitos a partir de leite que contêm um pouco de lactose incluem manteiga cremosa, creme de leite, sorvetes e queijos sem idade, como mussarela.