O Que Alimentar Gatos Com Diarreia Crónica

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos adoram leite, mas muitos não têm a enzima para digeri-lo adequadamente.

Os gatos têm ataques periódicos com diarreia - mas quando dura mais de alguns dias, é hora de procurar o conselho do seu veterinário. No entanto, você pode ajudá-la em casa ajustando sua dieta para ajudar a acalmar seu estômago, dando-lhe uma chance de voltar ao normal.

Keep It Bland

Clayton Mackay, DVM, diz que quando um animal de estimação tem diarréia , não alimentá-la por 24 horas é o primeiro passo que ele recomenda aos pacientes. Após esse período inicial de jejum, comece a alimentar seus alimentos sem graça de gato para manter sua barriga calma. Coisas como hambúrguer cozido ou frango ralado (apenas carne branca) misturado com arroz branco cozido, dado em pequenas porções a cada quatro horas, vão deixar seu gato de volta em comida sólida e em seu caminho para a saúde normal.

Facilidade de Regresso a uma Dieta Regular

Comece a aliviar o seu gato de volta à sua alimentação regular depois de dois dias em uma dieta branda, desde que a diarréia esteja clareando ou tenha desaparecido completamente. Não pare simplesmente a mistura de arroz e carne e comece a alimentar ração novamente, pois uma mudança abrupta como essa pode fazer com que os intestinos do gatinho se turvem. Em vez disso, comece adicionando parte de sua ração regular à mistura de arroz, gradualmente incluindo mais ração e menos arroz e carne até que ela volte a ter 100% de sua dieta regular.

Mude para o alimento "antigo"

Tenha em mente que a diarréia pode ter sido causada em primeiro lugar por uma mudança na dieta. Se você suspeitar que seja a causa, volte para a comida original por cerca de uma semana. Faça isso gradualmente misturando uma pequena quantidade da nova comida com a comida velha, aumentando constantemente a quantidade da nova comida enquanto diminui a quantidade de comida velha até que você tenha o seu gato mudado completamente. Mudanças graduais na dieta são sempre recomendadas em relação a mudanças repentinas para evitar problemas.

Fibra

Martin Fettman, D.V.M., recomenda um suplemento de fibra que você pode encontrar em qualquer farmácia ou mercearia. Sua sugestão é dar 1 1/4 a 2 colheres de chá (dependendo do tamanho do seu gato) por um dia ou dois. Você também pode obter fibra no sistema do seu gato com abóbora enlatada. Apenas algumas colheres de sopa de abóbora misturadas com alguns alimentos enlatados por alguns dias devem resolver o problema.

Suplementos

Se o seu gato tiver surtos periódicos com diarréia, tente probióticos para ajudar na digestão. O iogurte é uma fonte para os lactobacilos probióticos, mas, surpreendentemente, a maioria dos gatos não consegue digerir produtos lácteos por causa da lactose. Existem suplementos de suporte intestinal e suplementos probióticos que você pode encontrar no consultório do seu veterinário ou em lojas de suprimentos para animais de estimação que ajudarão a manter a pista digestiva do gatinho funcionando sem problemas.