O Que Fazer Quando Você Não Tem Seguro De Colisão?

Autor: | Ultima Atualização:

Se você não tiver seguro de colisão, solicite reembolso ao outro motorista.

A maioria dos estados exige que os motoristas tenham seguro de responsabilidade, que reembolsa o outro motorista se o segurado tiver culpa em um acidente. Muitos motoristas também optam pelo seguro de colisão, que cobre danos ao seu veículo, independentemente de quem causou o acidente. Se você está financiando um veículo, seu emprestador provavelmente exigirá que você compre cobertura de colisão, mas muitas pessoas o deixam ir quando seus carros são pagos. Se você não tiver cobertura de colisão, você terá que depender do seguro de responsabilidade do outro motorista para reembolso, e você precisará tomar medidas específicas para garantir que você receba o que é devido.

Determine a falha

Se você tiver um acidente de automóvel, identificar quem causou isso determinará as etapas a seguir. Se você for culpado, você terá que pagar pelos danos do seu carro, porque você não está coberto pelo seguro de responsabilidade civil do outro motorista. Você também será responsável pelos danos do outro motorista, que o seu seguro de responsabilidade civil deve cobrir. Se o outro motorista tiver causado o acidente, ele é responsável por seus danos e você precisará tomar as medidas necessárias para garantir o seu reembolso.

Verifique as Informações de Seguro do Outro Motorista

Troque as informações com o outro motorista, incluindo seu nome, endereço, número de telefone e placa do veículo e suas informações de seguro, incluindo o número da apólice e o nome, endereço e número de telefone do representante do seguro que você deve contatar. Peça para ver a documentação com essas informações, como carteira de motorista e cartão de verificação de seguro, para que você possa ter certeza de que as informações que a pessoa lhe dá são precisas. Você também pode entrar em contato com a companhia de seguros para verificar a identidade da pessoa e se ela está segurada com essa empresa

Document the Accident

Se você tiver uma câmera de celular ou puder obter uma câmera rapidamente, fotografe os danos para o seu carro como prova, no caso de o motorista ou companhia de seguros contestar o seu pedido. Se você não tiver acesso a uma câmera, faça anotações detalhadas, documente a localização, as circunstâncias que envolvem o acidente e os danos ao veículo. Para mais provas vinculativas, chame a polícia. Você pode usar o relatório da polícia como prova de que o outro motorista estava em falta quando você registrou sua reivindicação de seguro. Segundo a editora jurídica NOLO, em seus relatórios, os policiais freqüentemente oferecem uma opinião sobre quem causou o acidente, além de observar as citações que emitiram. No entanto, em muitas cidades a polícia não responderá a um acidente se for apenas um fender-bender sem ferimentos. Nesse caso, eles lhe dirão para trocar informações com o outro motorista

Tome uma ação legal

Mesmo que as leis estaduais exijam seguro de responsabilidade, muitos motoristas não o possuem. Se você estiver envolvido em um acidente com um motorista não segurado, você terá que confiar na outra pessoa para reembolsá-lo. Mesmo se ela tiver um seguro de responsabilidade, ela poderá contestar sua reivindicação. Se você não pode passar por seu provedor de seguro, você pode processar, geralmente no tribunal de pequenas causas. Cada jurisdição tem seu próprio limite financeiro. Por exemplo, o tribunal de pequenas causas do condado de Oklahoma, Oklahoma, aceita apenas os casos que envolvem reclamações de US $ 10.000 ou menos. Se você processar o motorista, esteja preparado para trazer uma extensa documentação do acidente, custo de reparos e declarações de testemunhas. Se você receber uma decisão contra o motorista e ela não pagar, você pode notificar a agência que emite as carteiras de motorista, como o departamento estadual de veículos automotores, que em muitos estados suspenderá a licença de uma pessoa se ela tiver um acidente automobilístico. julgamento do tribunal relacionado contra ela.