O Que Fazer Quando Alguém O Ameaça No Ambiente De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Não ignore ameaças de qualquer tipo.

Embora sua empresa possa ter uma série de políticas, a primeira coisa que você precisa Sabe quando alguém te ameaça no trabalho é que você não pode ignorá-lo. A ocorrência de violência na sociedade geralmente se reflete em seu local de trabalho. É uma realidade que pode levar a sérias consequências. Siga os passos da sua empresa para você, e faça o que fizer - faça algo.

Defina

Antes de reportar o problema para seus superiores, defina as ações que você acha que estavam ameaçando para poder relacionar claramente a experiência. . Ameaças podem incluir assédio moral ou perseguição ou declarações verbais sobre o que seu colega fará com você. (ref 1) Escreva as palavras exatas assim que elas acontecerem, para que não haja mal-entendidos sobre o que você está denunciando. Uma ameaça pode vir pessoalmente, por e-mail ou por telefone. Defina a ação e explique como ela foi entregue. Mantenha cópias de qualquer coisa que você tenha escrito do autor da ameaça

Responda adequadamente

Você nunca sabe o que está por trás de uma ameaça, então o caminho mais seguro é levá-lo a sério e não fazer nada que possa provocar a situação. A pessoa que faz a ameaça pode estar brincando ou ela pode ter sérios problemas de raiva e está pronta para explodir. Permaneça calmo e não tente discutir com a pessoa. (ref 2) Se você responder com raiva, pode exacerbar o problema e se colocar em risco de violência. Não levante a voz, mas peça ajuda calmamente, seja pegando um telefone ou falando com alguém próximo. Afaste-se da pessoa que faz as ameaças até se sentir seguro o suficiente para obter ajuda. Chame a polícia se você se sentir uma ameaça imediata. (ref 3)

Informe-o

Depois de documentar a ameaça, informe imediatamente ao seu supervisor. (ref 2) Certifique-se de que os outros saibam sobre a situação até que você possa encontrar um gerente. Certifique-se de que a ameaça seja levada a sério e relatada aos recursos humanos e a outras pessoas que possam tomar medidas para discipliná-la ou pedir que ela saia. Não se preocupe em mandar alguém demitido. Mesmo que a pessoa que faz as ameaças não apareça propensa à violência e você não se sinta inseguro, a ameaça pode indicar uma propensão à violência que você ainda não viu no trabalho e deve ser levada a sério. (ref 3)

Follow Up

Se você voltar ao trabalho no dia seguinte e descobrir que a pessoa foi demitida, você sabe que foi levado a sério e que a gerência apóia uma política de tolerância a ameaças aos colegas de trabalho. Se, no entanto, a pessoa ainda estiver no trabalho, você pode ter que fazer relatórios adicionais na cadeia de comando, especialmente se você ainda se sentir inseguro. Continue a documentar quaisquer comentários ou outras ações que julgue inadequadas e ameaçadoras e peça para ser transferido. Relate o incidente a recursos humanos. Peça para analisar as políticas da empresa em relação às ameaças no local de trabalho para garantir que seu gerente siga os procedimentos. A pessoa que a ameaçou pode pedir desculpas e tomar sua disciplina com benevolência, quando você pode perdoá-la, mas continue a observar suas costas e a documentar observações ou ações questionáveis ​​que possam constituir retorno ou assédio contínuo. Consiga um advogado se a situação não for resolvida. (ref 3)