O Que Fazer Se Seu Chefe For Abusado Mentalmente No Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Tome medidas contra chefes com abuso mental.

O estresse do abuso no local de trabalho e do bullying pode causar danos físicos e psicológicos. é uma vítima de abuso, tome uma atitude. As opções incluem confrontar diretamente seu agressor, pedir recursos humanos para intervir e obter orientação de um especialista em programa de assistência a funcionários ou de um advogado.

Document the Abuse

Mantenha um registro de todas as ocorrências de bullying ou comportamento abusivo. Seus registros devem incluir a data e a hora do incidente, bem como detalhes sobre o que seu chefe disse e fez. Se houver testemunhas do incidente, registre seus nomes também. Você pode usar esses registros para fazer backup de sua história se registrar uma reclamação com recursos humanos ou uma agência do governo.

Confrontar seu chefe

Embora confrontar seu chefe sobre seu comportamento possa ser desconfortável, não abordar o abuso pode realmente exacerbar seu estresse e sentimentos de desamparo, de acordo com um estudo publicado no International Journal of Stress Management. Dizer ao seu chefe para parar de tratá-lo mal pode não interromper o abuso, mas pode causar menos danos à sua psique do que simplesmente tentar se esconder dele. Ao proteger sua saúde mental, você estará em uma posição melhor para fazer boas escolhas sobre como lidar com sua situação.

Fale com Recursos Humanos

Se confrontar seu chefe não interromper o abuso, ou você temer o confronto só piorará as coisas, fale com o departamento de recursos humanos da sua empresa. Traga sua documentação com você e explique a situação. O RH pode ter que informar ao seu chefe que você registrou uma queixa, mas como abusadores e agressores prosperam no sigilo, colocar o problema em aberto pode ter um efeito positivo no comportamento do seu chefe. Ao fazer um relatório formal, você estará iniciando uma trilha de documentos que documenta sua situação, que pode ser útil se você continuar a ter dificuldades com seu chefe

Programas de Assistência ao Funcionário

Se o seu empregador tiver um contrato com um programa de assistência ao empregado (EAP), obtenha informações de contato do RH e chame o programa para obter ajuda. Os profissionais de EAP podem fornecer estratégias de aconselhamento e apoio para lidar com sua situação. Os serviços EAP geralmente são gratuitos para os funcionários.

Obtenha ajuda legal

Se o abuso de seu chefe envolver assédio sexual ou comentários sobre sua raça, religião ou outra característica protegida por leis antidiscriminação federais, estaduais ou locais e nenhuma delas Se os recursos humanos ou a alta administração o impedem, você pode registrar uma queixa legal contra o seu empregador. Violações de leis federais anti-discriminação devem ser reportadas à Comissão de Emprego de Oportunidades Iguais. Relate violações de leis estaduais ou municipais às agências que supervisionam casos de discriminação no emprego em sua área

Deixe seu emprego

Renúncia é um passo drástico, mas pode ser a sua opção mais saudável, particularmente se nem confronto nem a intervenção do RH interrompe o abuso. Idealmente, você deve encontrar um novo emprego antes de sair. No entanto, alguns estados permitem que os trabalhadores reivindiquem benefícios de desemprego se puderem demonstrar que estavam trabalhando em um ambiente abusivo. Fale com um advogado se estiver preocupado em obter aprovação para benefícios de desemprego.