Que Órgãos São Necessários Para Digerir Os Alimentos?

Autor: | Ultima Atualização:

O processo de digestão começa na boca.

Por meio da digestão provavelmente não é a primeira coisa em sua mente quando você afunda seus dentes em uma fatia quente de veggie pizza, é uma parte importante de obter o alimento que você precisa. Durante a digestão, o seu corpo quebra os alimentos em nutrientes que o seu corpo pode absorver. A comida se move através de vários órgãos diferentes até que, eventualmente, deixa seu corpo como resíduo - um processo que leva 40 horas, em média. Seu sistema digestivo é composto do trato gastrointestinal, que inclui a boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, e órgãos secundários, ou acessórios, que incluem o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.

Boca e esôfago

A digestão começa na sua boca. Seus dentes quebram a comida esmagando e moendo em pedaços menores. Isso é chamado de digestão mecânica. Glândulas na boca - as glândulas salivares - liberam uma enzima chamada amilase salivar que também começa a quebrar quimicamente os alimentos. Depois de engolir o alimento quebrado - que agora é chamado de bolus - os músculos do esôfago se contraem para mover o bolo para o estômago. Este processo é chamado de peristaltismo. O bolus leva 8 segundos para percorrer o esôfago.

Estômago

O estômago produz ácido clorídrico, enzimas e muco que ajudam a digerir os alimentos. O estômago se agita e os músculos se contraem para misturar comida com esses sucos digestivos para prepará-lo para entrar no intestino delgado. Quando a comida sai do estômago, é uma substância semi-líquida chamada quimo.

Intestinos

A maior parte da digestão e da absorção de nutrientes ocorre no intestino delgado. Assim como o esôfago, o intestino delgado passa pelo peristaltismo para misturar enzimas do fígado, da vesícula biliar e do pâncreas com alimentos parcialmente digeridos. É também aqui que os nutrientes entram em sua corrente sanguínea através de pequenas estruturas semelhantes a dedos, que são chamadas de vilosidades e microvilosidades. Quando a comida alcança seu intestino grosso, ela foi quase completamente digerida. O intestino grosso absorve água e eletrólitos, no entanto. O intestino grosso também forma o resíduo que eventualmente deixará seu corpo

Fígado

O fígado produz bile, um líquido que ajuda a quebrar a gordura que você come. A bile, que é uma mistura de água, ácidos biliares, colesterol e fosfolipídios, quebra moléculas grandes de gordura em moléculas menores. Isso ajuda seu corpo a digerir e absorver melhor gordura. A bile também ajuda a misturar gordura com água para que ela possa entrar na corrente sanguínea corretamente. O fígado produz de 500 a 1.000 mililitros de bílis por dia.

Vesícula biliar

A vesícula biliar, ligada ao fígado, é onde o corpo armazena a bílis depois de ser produzida pelo fígado. A vesícula biliar pode armazenar 30 a 50 mililitros de bile de cada vez. Quando há gordura no intestino delgado, a vesícula biliar libera a bile para que ela possa digerir a gordura adequadamente.

Pâncreas

O pâncreas produz e libera enzimas que ajudam a quebrar proteínas, gorduras e carboidratos. O pâncreas também produz dois hormônios - insulina e glucagon - que ajudam a metabolizar o açúcar e controlar os níveis de açúcar no sangue.