Quais Ações Legais A Serem Tomadas Contra O Assédio Verbal No Local De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

Obtenha seus "patos seguidos" antes de iniciar uma ação judicial contra assédio

Um colega de trabalho, supervisor ou entidade externa Conectado com seu empregador, que continuamente o assedia, pode estar violando seu direito a um ambiente de trabalho livre de hostil sob as leis federais. Depende da "gravidade e generalização" do assédio e se é uma forma de discriminação - como definido na lei - contra você ou outro no trabalho. Comentários depreciativos ou humilhantes feitos por qualquer pessoa associada ao trabalho com base na idade, sexo, deficiência, raça, cor, país de origem ou religião de uma pessoa são contra a lei

Definição de Assédio

Você não pode apresentar uma acusação de assédio verbal apenas porque uma pessoa o incomoda ou você teve um incidente isolado. O assédio, conforme definido pela lei federal, deve ser uma violação da Lei dos Direitos Civis de 1964. Assédio representa comentários verbais indesejados sobre sua raça, cor, sexo, nacionalidade, religião, idade ou deficiência que criam um ambiente de trabalho que qualquer pessoa "razoável" consideraria abusiva, hostil ou intimidante.

Primeiros Passos

Antes de você Vá para o conselho trabalhista de empregos justos do seu estado ou para a Comissão de Oportunidades Iguais de Trabalho com sua reclamação de assédio, leia o procedimento de apresentação de tal reclamação no manual do funcionário da empresa. Mantenha um diário das datas e horários de assédio e inclua notas sobre possíveis testemunhas. Leve sua conta por escrito com você quando for falar com seu supervisor imediato. Se o seu supervisor é o culpado, então vá diretamente para os recursos humanos. Mantenha uma cópia de seu diário para seus registros, mas deixe que os recursos humanos saibam o que está acontecendo.

Prazo para arquivamento

Esteja ciente de que você tem um mínimo de 180 dias da data do assédio para registrar uma cobrança com o EEOC. dependendo do estado em que você trabalha. Nos estados em que existem leis que proíbem essa atividade, você tem até 300 dias para registrar uma cobrança. Se o seu empregador não resolver a situação ou o assédio persistir depois de você ter feito uma reclamação, você precisará apresentar uma acusação de discriminação com o EEOC ou com o departamento de trabalho do seu estado. Os estados que têm departamentos ou agências de práticas de emprego justas também depositam sua cobrança no EEOC em seu nome, portanto, você só precisa entrar com uma agência.

Processo de arquivamento

Antes de poder entrar no tribunal, você deve EEOC primeiro em todas as reivindicações de assédio ao abrigo da Lei dos Direitos Civis de 1964. O processo começa com uma revisão do caso pela comissão; pode pedir-lhe para resolver o caso através da mediação com a sua empresa usando um mediador neutro. Se a comissão decidir não enviar o caso para mediação ou se não funcionar, um investigador da EEOC pesquisará o caso. Se o investigador não puder encontrar uma violação da lei, você receberá um aviso de "Direito a Sue". Se uma violação da lei tiver sido descoberta pelo investigador, a EEOC pode tentar chegar a um acordo com seu empregador. Quando não for possível chegar a um acordo, a equipe jurídica da EEOC determinará se vai prosseguir com o caso no tribunal. Se não, você será premiado com o aviso que você pode processar.

Reclamação Demissão

Quando você arquiva uma reivindicação, às vezes o EEOC acha que pode ter pouca chance de sucesso de ganhar ou pode envolver questões fora de sua jurisdição. Nestes cenários, a EEOC pode dispensar a acusação sem fazer uma investigação. Para evitar isso, mantenha registros precisos sobre a ofensividade e frequência da conduta de todos os que contribuíram para o abuso. Seu caso tem uma chance melhor de ser ouvido quando atende às qualificações da EEOC de "severas e generalizadas". É importante garantir que você tenha uma reclamação válida conforme definido nas leis contra discriminação antes de adotar medidas legais contra seu empregador.