O Que É Esse Dedo Do Pé Na Perna De Um Gato?

Autor: | Ultima Atualização:

"Quase consegui!"

Você provavelmente se perguntou sobre aquele dedinho peculiar pendurado na parte inferior das pernas de Toby. Não se preocupe, todos os gatos têm esses garganhões - um dedo do pé que não toca o chão. Assim como o resto de seus dedos, suas garras de orvalho precisam de um pouco TLC, caso contrário ele pode ter problemas.

Contando todos os dedos

Felinos tem 18 dedos em todos: quatro dedos em cada pata mais uma garranta em cada pata dianteira. A garra não se alinha com os outros dedos, nem bate no chão quando Toby está desfilando. Pode parecer um dígito extra estranho, mas ele realmente o usa para as coisas maliciosas que ele faz o dia todo.

Um polegar felino

Pense na garra de orvalho como uma espécie de polegar. Esse dígito aparentemente equivocado ajuda seu amigo felino a compreender as coisas quando está caçando suas presas ou simplesmente brincando com seus mouses de brinquedo no meio da sala de estar. A garra de orvalho é flexível, dando a ele controle extra sobre sua captura recente. Assista Toby na próxima vez que ele brincar com seus brinquedos. Ele pegará aquele saco de gatinho com as patas e jogará na sala para que ele possa pegá-lo, mantendo-o entretido por horas.

Cuidado especial

Muito parecido com você, Toby também precisa de suas unhas aparadas uma vez. enquanto. Andar pela calçada ou coçar o poste de sisal naturalmente prende suas garras. Alguns gatinhos raramente precisam de guarnições de pregos, dependendo de que tipos de superfícies eles andam ou arranham. Já que suas garras de orvalho não se alinham com seus outros dígitos e tocam o chão, sua garra não é abatida. A unha cresce em forma circular e pode enrolar de volta em sua pele, causando uma infecção e dor severa, semelhante a uma unha encravada no seu dedo do pé. Leve Toby para o consultório ou groomer do seu veterinário uma ou duas vezes por mês para uma guarnição de unhas. Um profissional pode lhe dizer com que frequência Toby precisa de suas unhas aparadas e também pode mostrar como fazê-lo com segurança em casa.

Dedos extras

Alguns gatos também têm dedos extras que não são eretos - uma condição conhecida como polidactilismo. Se você tem um membro da família de peles polidáctilo, ele terá um ou dois dedos extras em cada uma de suas patas dianteiras. As vaquinhas polidáctilas são perfeitamente normais e esse dígito extra não é prejudicial ou perigoso. É simplesmente um pequeno capricho entre certos gatos. Às vezes - embora raramente - esse dedo extra não se forma adequadamente. Seu veterinário pode descartar qualquer problema na pata no próximo exame de Toby.