O Que É Taquipneia Em Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

A respiração rápida não é necessariamente um sinal de uma doença grave.

É muito perturbador quando a respiração de sua bola de pêlo preciosa não está correta. Respiração rápida e superficial descreve o que os veterinários chamam de taquipnéia e isso é um sintoma das condições subjacentes. Mas não entre em pânico, porque os veterinários podem tratar com sucesso as condições que fazem o seu gatinho respirar assim.

Doença cardíaca

De longe, a causa subjacente mais comum da taquipnéia são problemas no coração do seu gato. A cardiomiopatia hipertrófica é uma condição em que o músculo cardíaco se torna mais espesso, dificultando a saída do sangue do coração. Falta de ar é um dos sintomas disso. No entanto, se sua bola de pêlo é um gato mais velho e só recentemente começou a respirar rapidamente, então uma causa mais provável é dirofilariose. Seu veterinário irá realizar uma série de testes para isso, incluindo a contagem de sangue, um estudo de antígeno e anticorpos, além de um ultra-som e raios-X, pois esta condição é difícil de diagnosticar.

Asma

Parece lógico que as mudanças a respiração deve estar ligada a uma doença respiratória, como asma ou bronquite. Quando a taquipnéia é um resultado da asma, é provável que você só notará sua respiração rapidamente durante o tempo de um ataque de asma. A taquipneia episódica é uma possível indicação de que a asma ou bronquite são a fonte do problema, mas o seu veterinário pode querer considerar outras possíveis causas de respiração rápida se houver outros sintomas que não se encaixam em uma doença respiratória direta.

Outros Causas

Os veterinários veem outras causas de taquipnéia menos freqüentemente, como anemia. Seu gato também pode estar respirando rapidamente porque está com dor. O hipertireoidismo, que é uma glândula tireóide hiperativa, é outra possível causa, especialmente se o seu gato tiver mais de 5 anos de idade. É muito raro encontrá-lo em gatos mais jovens do que isso, de acordo com o VetInfo.

Tratamentos

Geralmente, a taquipneia resolve-se quando a condição subjacente é tratada. No caso da asma, seu veterinário provavelmente tratará sua bola de pêlos com corticosteróides e dilatadores brônquicos. Estes conseguem gerir a asma do seu gato ao longo de toda a sua vida. Se seu amigo peludo tiver dirofilariose, seu veterinário irá monitorá-lo em intervalos regulares. Não há cura para essa condição, mas ela pode lhe dar prednisona, que também é dada a gatos com doenças respiratórias. Gatos com miocardiopatia hipertrófica geralmente recebem betabloqueadores para aliviar a taquipnéia, juntamente com outros sintomas.