O Que É Um Mercado Secundário?

Autor: | Ultima Atualização:

Os mercados de ações ou obrigações podem permanecer numa tendência lateral por muito tempo.

Os mercados financeiros passam por várias fases, também conhecidas como tendências. Um mercado amplo, como o mercado de ações ou o mercado de títulos do governo, pode subir, descer ou lateralmente. Embora seja fácil ganhar dinheiro em um mercado de luxo, tendências descendentes ou mercados paralelos apresentam desafios únicos.

Tendências

Diz-se que um mercado está em uma tendência se está constantemente se movendo em uma direção específica. Tendências para cima, para baixo ou para os lados podem durar de dias a décadas. Geralmente, uma tendência que se sustenta entre alguns dias e algumas semanas é chamada de tendência de curto prazo, enquanto aquelas que duram de algumas semanas a alguns meses são conhecidas como tendências de prazo intermediário. Uma tendência que dura mais do que alguns meses é conhecida como uma tendência de longo prazo. Algumas tendências podem durar anos ou mesmo décadas.

Identificando Tendências

Os analistas financeiros identificam uma tendência de alta quando observam "altas mais altas e mínimas mais altas". O que isto significa é que todos, ou quase todos, o topo e o fundo sucessivos estão acima do anterior. Se uma ação subir para US $ 10, se retrai para US $ 9 e depois sobe para US $ 11, antes de voltar para US $ 10,5, as condições para pelo menos uma tendência de alta de curto prazo são atingidas. O segundo pico de US $ 11 está acima do pico anterior de US $ 10. Os fundos, que estão em US $ 10,5 e US $ 9, também estão avançando, confirmando assim uma tendência de alta. Em uma tendência de baixa, os topos e os fundos são cada vez mais baixos

Sideways Market

Diz-se que um mercado que não tem uma tendência clara para cima ou para baixo está se movendo para os lados. Em tal mercado, os picos e fundos ocorrem mais ou menos onde os picos e fundos anteriores ocorreram. O mercado de ações tende a tender para os lados quando a economia está estagnada, não apresentando muito crescimento, nem uma retração significativa. O estoque de uma empresa madura que gera lucros consistentes, mas pouco expressivos, sem grande risco para seu modelo de negócios, nem muitas perspectivas de crescimento, pode tender para os lados. Os títulos tendem a tender para os lados quando as taxas de juros não estão subindo ou caindo muito.

Negociando nos mercados secundários

Se o mercado de ações estiver negociando de lado, os dividendos podem salvar o dia. Quando a maioria das ações não consegue avançar muito, aqueles que pagam um dividendo periódico tendem a ser os investimentos mais recompensadores. Um dividendo refere-se a desembolsos de caixa da empresa para seus acionistas - e é financiado por lucros. Embora os pagamentos de dividendos sejam relativamente modestos em comparação com o valor das ações, raramente excedendo alguns pontos percentuais do preço de mercado prevalecente, eles podem ser um salva-vidas quando a maioria das ações não se valoriza nem por isso. A diversificação internacional é outra estratégia alternativa em um mercado acionário lateral. Quando as ações dos EUA estão negociando de lado, a procura de oportunidades de investimento no exterior pode ajudá-lo a encontrar os lucros que você procura.