O Que É Retenção De Lucros Em Um Balanço?

Autor: | Ultima Atualização:

Uma empresa mantém os lucros retidos para si mesma

A conta de lucros acumulados no balanço representa a quantia que uma empresa mantém para si mesma em vez de pagando aos acionistas como dividendos. O lucro líquido e os dividendos são os itens que fazem com que os lucros retidos aumentem ou diminuam. Perdas e pagamentos de dividendos reduzem os lucros retidos, enquanto os lucros aumentam os lucros retidos.

Lucros Acumulados

A fórmula para lucros acumulados é o lucro líquido do período mais os lucros retidos existentes menos os pagamentos de dividendos. Por exemplo, se uma empresa obteve um lucro de US $ 587.100 e seu saldo de lucros retidos do período anterior foi de US $ 1.456.789, seu novo saldo de lucros retidos será de US $ 2.043.889. Se a empresa pagasse dividendos de US $ 145.679, a conta de lucros acumulados mostraria um saldo de US $ 1.898.210, ou US $ 2.043.889 menos US $ 145.679.

Por que é importante

O balanço de uma empresa mostra o patrimônio líquido da empresa, que é uma medida de seus ativos menos seus passivos. Este valor é contabilizado na seção "Patrimônio Líquido" do balanço, onde você encontrará os lucros retidos. Se uma empresa escolhe aumentar seus lucros retidos em vez de emitir dividendos, isso é um sinal de que a administração prefere investir dinheiro de volta nos negócios. Este é geralmente o caso de empresas em rápido crescimento que precisam do dinheiro para crescer. Um valor elevado de lucros retidos dá à empresa uma proteção no caso de os negócios se tornarem azedos. Também dá flexibilidade à empresa para fazer outras coisas, como saldar dívidas. Empresas estáveis ​​e maduras, que têm menos volatilidade financeira, geralmente favorecem a emissão de dividendos aos acionistas.

Lucros Retidos e Dividendos

A relação entre quanto dinheiro uma empresa paga em dividendos versus quanto decide manter em lucros retidos é de importância para os investidores. Por exemplo, investidores que valorizam dividendos obviamente gostariam de ver um alto índice de pagamento de dividendos. Para calcular o índice, divida o pagamento de dividendos por ganhos. Por exemplo, se uma empresa pagar um dividendo anual de US $ 1,50 por ação e seu lucro por ação for de US $ 3, isso equivale a um pagamento de dividendos de 50%. Em outras palavras, a empresa paga metade do que ganha para seus acionistas e mantém a outra metade em lucros acumulados. A parte que a empresa mantém para si é a taxa de retenção, que neste caso é de 50%.

Considerações

Os investidores concentram-se não apenas no balanço, mas também na declaração de renda e no fluxo de caixa da empresa ao decidir se uma empresa é digno de investimento. Em conjunto, as demonstrações financeiras fornecem uma visão abrangente da saúde financeira da empresa. Não importa se uma empresa tem lucros retidos altos ou baixos - o que importa para os investidores é como a empresa usa o dinheiro. Por exemplo, uma empresa pode estar construindo seus lucros retidos para realizar uma aquisição ou investir em um novo projeto. Por outro lado, uma empresa pode decidir manter os lucros retidos baixos porque está constantemente colocando dinheiro em projetos ou iniciativas. O que mais importa é se a estratégia traz um retorno decente sobre o investimento.