O Que É O Ciclo Reprodutivo De Um Guppy?

Autor: | Ultima Atualização:

Guppies são favoritos de aquaristas iniciantes e avançados igualmente.

Embora guppies possam ser commodities comuns de lojas de animais, eles são gênios evolucionários no mundo da peixe. Durante o longo período de evolução, os guppies desenvolveram padrões e métodos de cores distintos para preencher novas áreas. A reprodução do Guppy é semelhante à de muitos outros peixes. Envolve a copulação e as fêmeas dão à luz a viver jovens.

Maturidade Sexual

A maturidade sexual nos guppies varia entre machos e fêmeas; também depende muito das condições da água, fornecimento de alimentos e outros fatores. Em cativeiro, os machos podem se reproduzir por volta de 1 mês de idade, mas atingem a verdadeira maturidade sexual em torno do meio do terceiro mês. As fêmeas não atingem a maturidade reprodutiva até cerca de 3 meses de idade

Preferência Sexual

Durante pelo menos 500.000 anos de evolução do guppy, uma característica distinta permaneceu constante nos machos: uma mancha de laranja. Os guppies fêmeas selvagens mostram preferência pelos machos com certas tonalidades de laranja - não muito vermelhas nem muito amarelas. A preferência de cor varia entre as fêmeas: fêmeas virgens de 6 meses preferiam mais machos ornamentais, mas virgens de 1 ano e fêmeas pós-parto não diferenciaram entre a coloração.

Copulação

A barbatana anal do macho se desenvolve em sua órgão sexual enquanto ele amadurece. O terceiro, quarto e quinto raios da nadadeira anal formam o gonopódio. Este órgão sexual tem vários ganchos que seguram a fêmea durante a cópula. O gonopódio transfere seu esperma para a cloaca da fêmea. A formação das marcas de gonopódio quando os machos são capazes de se reproduzir, mas não necessariamente quando eles estão maduros

Armazenamento de Esperma

Uma das características mais distintivas da criação de guppy é que a fêmea pode consecutivamente dar à luz vários filhotes, às vezes sem copular novamente. O guppy fêmea tem várias dobras em sua área genital que podem armazenar espermatozóides por até 10 meses. Na natureza, isso permite que os guppies fêmeas se mudem para novas áreas sem populações guppy e as povoem com seus filhotes. As diferentes crias podem ter diferentes pais, proporcionando diferenças genéticas para evitar cruzamentos e reservas restritas de genes.

Fry

Os guppies são ovivíparos, o que significa que seus óvulos são fertilizados internamente pelo espermatozóide do macho dentro da fêmea. A mãe guppy dá à luz a viver, jovens totalmente formados em ninhadas que têm em média entre 20 e 40 jovens. Os filhotes de Guppy estão prontos para se defenderem diretamente após o nascimento, e começam a nadar, alimentar-se e viver sem a proteção de sua mãe.