Qual É O Número Recorde De Gatinhos Nascidos Em Uma Ninhada?

Autor: | Ultima Atualização:

Três vezes a fofura!

Que felinos domésticos cochilando em seu peitoril da janela sem um cuidado no mundo tem o potencial de ser um gatinho fábrica, se deixado sem pagamento. Enquanto o tamanho médio da ninhada é de três a cinco gatinhos, as liteiras de dois dígitos não são inéditas. As fêmeas saudáveis ​​podem ter ninhadas tão grandes que não podem alimentá-las todas.

Gatinhos Galore

Em 1970, um birmanês de 4 anos de idade chamado Tarawood Antigone deu à luz 19 gatinhos, dos quais 15 sobreviveram. Estranhamente, 14 eram do sexo masculino, com apenas uma fêmea! Clementine, um shorthair doméstico misto deu à luz 15 (11 sobreviveram) em Nova York em 1976, e nesse mesmo ano um siamês chamado Tikatoo tinha uma ninhada de 15 no Canadá.

Raças prolíficas

Certas raças, incluindo os birmaneses como a recordista, a senhorita Antígona, tem mais gatinhos por ninhada, em média. Um estudo na Austrália descobriu que os birmaneses têm a maior média, com cinco gatinhos por ninhada. Os siameses não ficam muito atrás, com 4,5%

Outros fatores

Idade, nutrição e saúde da mãe também influenciam o tamanho da ninhada. Os gatos são mais férteis entre 2 e 8 anos de idade. As mães mais jovens e pela primeira vez tendem a ter ninhadas menores do que as de um gato de 4 ou 5 anos de idade. Se não estiver em ótima saúde, o aborto espontâneo pode ocorrer, levando a ninhadas menores. Embora lichias extremamente grandes não sejam desejáveis, ninhadas pequenas podem pôr em perigo a mãe, já que os filhotes tendem a ser maiores no nascimento.

Um gato inteligente

Gatos têm oito tetas e ninhadas grandes podem significar que os gatinhos mais fracos são deixados de lado a menos que o dono ou uma mãe adotiva de gato ajudem. Um gato chamado Percy descobriu tudo sozinho, no entanto. Ela dividiu seus 12 gatinhos em dois grupos, colocando-os em ninhos separados. Percy então se revezou amamentando cada grupo.