O Que É Seguro De Carteira?

Autor: | Ultima Atualização:

O seguro de carteira é usado para proteger os valores de investimento do mercado de ações.

Se você tem uma carteira de investimentos ou quer começar a investir, a idéia de seguro de carteira parece um bom idéia. Você sabe que há momentos em que alguns investimentos - como ações - podem diminuir significativamente em valor e você gostaria de evitar essas perdas em seus investimentos. Existem maneiras de "garantir" uma carteira de investimentos contra quedas no mercado. A questão é se o benefício vale o custo.

Volatilidade do mercado de ações

O seguro de carteira geralmente se aplica a uma carteira de investimentos em ações. Durante um período de anos, o investimento em ações forneceu alguns dos melhores retornos para os investidores. No entanto, há quedas periódicas no mercado - muitas vezes referidas como mercados de baixa - o que pode ser doloroso para o valor de uma carteira de ações. Por exemplo, ao longo do mercado de baixa de 2008 em 2009, o valor total do mercado de ações dos EUA caiu pela metade. Demorou vários anos para o mercado subir de volta aos valores anteriores ao mercado. Tendências ascendentes no mercado - mercados em alta - podem durar vários anos até uma década ou mais. Os mercados de urso são rápidos e mortais - geralmente durando apenas alguns meses.

Títulos Derivativos para Seguros

O seguro de carteira é obtido pela compra de tipos de títulos derivativos que subirão em valor se o mercado de ações cair. A capacidade de criar um seguro de carteira tornou-se possível quando os produtos derivados baseados em índices do mercado de ações se tornaram disponíveis nos anos 80. Com um único derivativo de segurança cobrindo todo um índice de ações, a criação de proteção de portfólio tornou-se mais econômica. Outro termo que descreve a estratégia de proteção de uma carteira é "hedge".

Alternativas Disponíveis

Existem vários tipos de derivativos que podem fornecer seguro de carteira. As opções de colocação de índice são opções em um índice específico do mercado de ações, como o S & P; 500. Os valores aumentam se o índice subjacente cair abaixo de um nível especificado. Contratos futuros sobre índices de ações podem ser usados ​​para lucrar com um movimento de mercado em qualquer direção. A venda de futuros de índices curtos oferece proteção se o índice de ações cair. Os fundos negociados em bolsa do tipo inverso são projetados para se mover na direção oposta a um índice especificado. Existem ETFs inversos disponíveis contra uma gama diversificada de índices do mercado de ações.

Considerações sobre o seguro de carteiras

Há trade-offs para cada tipo de título usado como seguro de carteira. A primeira decisão é quanto de uma carteira deve ser coberta ou segurada. É um pouco incomum proteger todo o valor de uma carteira, o que limitaria ou eliminaria quaisquer ganhos se o mercado subir e não descer. As opções de venda oferecem um seguro de baixo custo que permite que os lucros sejam mantidos se o mercado subir. As desvantagens de colocar opções são o custo e o prazo limitado da proteção. Contratos futuros são uma maneira de baixo custo para fornecer proteção a um portfólio maior. O trade-off é que, se o mercado subir, a perda nos futuros será igual aos ganhos sobre a quantidade de carteira coberta. Os fundos do ETF inverso funcionam de forma semelhante aos futuros sem a quantidade de alavancagem proporcionada pelos futuros. Para garantir um ETF inverso, uma parcela significativa do valor da carteira deve ser usada para comprar as ações da ETF.