O Que É O Fósforo Bom?

Autor: | Ultima Atualização:

O fósforo ajuda a manter a saúde dos ossos.

O fósforo é o segundo mineral mais abundante em seu corpo, depois do cálcio. Embora seus ossos e dentes contenham a maior parte do fósforo do seu corpo, todas as células requerem que este mineral funcione adequadamente. Felizmente, o fósforo é abundante em uma variedade de alimentos e, portanto, uma dieta bem equilibrada ajuda a garantir quantidades suficientes desse nutriente essencial para apoiar a saúde óssea, as necessidades energéticas e a produção de moléculas fisiológicas.

os dentes contêm aproximadamente 85% do fósforo total do seu corpo. O fósforo combina com o cálcio, também presente nos ossos e dentes, para formar um complexo químico que empresta força e rigidez ao sistema esquelético. Conhecidas como hidroxiapatita no osso e fluorapatita no esmalte dos dentes, esses complexos minerais são importantes não apenas durante os períodos de crescimento, mas também durante os períodos de reparo ósseo e manutenção óssea normal. Uma dieta contendo fósforo suficiente, equilibrada com uma ingestão adequada de cálcio, ajuda a manter o sistema esquelético forte e saudável, reduzindo o risco de osteoporose, afirma o Centro Médico da Universidade de Maryland

Energia

O fósforo é um componente integral da adenosina trifosfato, ou ATP, encontrado dentro de suas células. Uma molécula de ATP contém três grupos fosfato, um dos quais está ligado a uma ligação química de alta energia. Quando a ligação de alta energia quebra, liberando o fosfato, a energia contida na ligação também é liberada e se torna disponível para alimentar qualquer número de processos biológicos. O fosfato liberado pode então ser reciclado quando, tipicamente por meio de uma reação enzimática, se liga a uma molécula de difosfato de adenosina, ou ADP, e começa o processo novamente. Seu fósforo dietético, portanto, ajuda na produção de energia em todas as células do seu corpo.

Moléculas fisiológicas

O fósforo que você consome apóia a manufatura e a manutenção de uma variedade de moléculas fisiológicas necessárias para uma saúde ideal. As moléculas genéticas de RNA e DNA são ricas em fósforo, assim como os fosfolipídios necessários para membranas celulares estruturalmente e funcionalmente seguras. Muitas das proteínas do seu corpo, como hormônios e enzimas, dependem do fósforo para a ativação adequada. Além disso, o fósforo serve como um importante tampão fisiológico para ajudar a manter o equilíbrio ácido-base em seu corpo. O fósforo inadequado em sua dieta pode comprometer estes componentes celulares vitais

Considerações

Com o fósforo prontamente disponível em alimentos como proteínas animais, legumes, nozes e grãos integrais, a deficiência raramente é um problema. No entanto, as necessidades dietéticas de fósforo dependem da ingestão de cálcio, e um desequilíbrio no consumo desses minerais pode levar a uma ingestão excessivamente alta de fósforo que pode comprometer a saúde óssea. Por exemplo, os refrigerantes podem conter altos níveis de ácido fosfórico, e substituí-los por leite rico em cálcio pode levar a uma densidade óssea insuficiente ao longo do tempo, de acordo com o Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon.