O Que É Mufa E Pufa? ​​

Autor: | Ultima Atualização:

Abacates são ricos em gordura monoinsaturada ou MUFA.

Não, MUFAs e PUFAs não são uma ferramenta estranha usada para soltar a pele morta no chuveiro. MUFAs e PUFAs - ou ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos poliinsaturados - também são chamados de "gorduras saudáveis". Estas gorduras, que protegem a sua saúde e o seu coração, são uma parte essencial de uma dieta equilibrada. É verdade - a gordura dietética está de volta à boa lista

As gorduras monoinsaturadas

MUFAs têm um átomo de carbono de dupla ligação ou insaturado. Essas gorduras geralmente são líquidas à temperatura ambiente, mas quando você as resfria, elas ficam sólidas. Comer gorduras monoinsaturadas em vez de gorduras saturadas e gorduras trans pode reduzir seus níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames. MUFAs também são ricos em vitamina E, uma vitamina e antioxidante que mantém seu corpo saudável, protegendo as células de danos. A maioria dos alimentos contém uma combinação de gorduras, mas abacates, manteiga de amendoim, nozes, sementes, azeite, óleo de amendoim, óleo de canola, óleo de gergelim e óleo de girassol são particularmente ricos em gorduras monoinsaturadas.

Gorduras poliinsaturadas

PUFAs têm mais de um átomo de carbono de ligação dupla ou insaturado. Como as gorduras monoinsaturadas, as gorduras poliinsaturadas são líquidas à temperatura ambiente, mas também permanecem líquidas quando são resfriadas. Quando ingeridas com moderação, as gorduras poliinsaturadas podem reduzir os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas. Fontes de gorduras poliinsaturadas incluem óleo de soja, óleo de milho, óleo de cártamo, salmão, truta, cavala, arenque, nozes e sementes de girassol.

Tipos de Gorduras Polinsaturadas

As gorduras poliinsaturadas podem ser divididas em duas categorias: ômega-6 ácidos e ácidos graxos ômega-3. Os ácidos graxos ômega-3 desempenham um papel no crescimento e desenvolvimento normais e na função cerebral adequada. Eles também reduzem a inflamação generalizada e diminuem o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, artrite e câncer. Como os ácidos graxos ômega-3, os ácidos graxos ômega-6 desempenham um papel no crescimento, no desenvolvimento e na função cerebral, mas também regulam o metabolismo, estimulam o crescimento capilar e mantêm o sistema reprodutivo saudável. Ao contrário do ômega-3, alguns ácidos graxos ômega-6 podem promover inflamação. A chave para se manter saudável é consumir um equilíbrio de ambos os tipos de ácidos graxos. A Universidade de Maryland Medical Center observa que a proporção de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 deve estar entre 2 e 1 e 4 a 1. As principais fontes de ácidos graxos ômega-3 incluem salmão, cavala, alabote, atum, arenque, semente de linhaça, óleo de linhaça, óleo de soja, óleo de canola, nozes, óleo de noz e sementes de abóbora. As principais fontes de ácidos graxos ômega-6 incluem óleo de soja, óleo de milho e óleo de cártamo.

Recomendações

De acordo com a MayoClinic.com, 20% a 35% de suas calorias diárias devem ser provenientes de gordura. Se você está em uma dieta padrão de 2.000 calorias, isso significa comer cerca de 44 a 78 gramas de gordura por dia. Enquanto não há recomendação específica, a maior parte da gordura que você come deve ser na forma de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, em vez de gorduras saturadas e trans. Embora os MUFAs e os PUFAs sejam considerados gorduras saudáveis, eles ainda são ricos em calorias, contendo 9 calorias por grama. Um punhado de nozes aqui e uma colher de chá de óleo há o suficiente para colher os benefícios das gorduras, sem quaisquer efeitos negativos para a saúde, como o ganho de peso.