O Que É Inflexão Na Negociação?

Autor: | Ultima Atualização:

Nem sempre é fácil definir um ponto de inflexão.

Quando os operadores falam sobre "inflexão", eles não estão se referindo ao seu tom de voz. O termo "ponto de inflexão" refere-se à mudança na curva de um gráfico. Embora a definição formal possa ficar um pouco complicada, o termo foi adotado por muitos campos, incluindo negociação, para se referir ao ponto em que uma tendência faz um retorno ou acelera na direção em que está indo.

Inflexão na negociação

No contexto da negociação de ações, um ponto de inflexão é um divisor de águas em termos de como uma determinada ação ou o mercado em geral está se movendo. Como um balanço no momento em um jogo de futebol quando o time perdedor parece voltar, os pontos de inflexão marcam o início do comportamento fundamentalmente diferente de um estoque. Isso poderia significar saltar mais alto ou cair muito mais baixo. Eles são cuidadosamente observados pelos operadores que baseiam suas estratégias de investimento em análises técnicas. A análise técnica procura prever os preços futuros das ações, observando os preços históricos, tendências e padrões de negociação, em vez de avaliar o balancete ou os relatórios de lucros de uma empresa.

Superior e Inferior

Analistas técnicos procurarão limites máximos e inferiores de preço preço de negociação de uma ação. Comerciantes técnicos costumam dizer que há "resistência" no limite superior do preço de uma ação quando ela tem dificuldade de subir acima desse preço, e "apoiar" no limite inferior quando tem dificuldade de cair abaixo desse ponto. Por exemplo, se um estoque rotineiramente atingir US $ 99, apenas para cair novamente, os traders técnicos dirão que há resistência em US $ 99. Da mesma forma, se uma ação nunca cair abaixo de US $ 50, ou apenas cair brevemente antes de subir rapidamente acima desse valor, os traders dirão que há suporte nesse nível. Quando um gráfico de ações sai do seu alcance histórico, pode ser uma indicação de que o estoque continuará a se mover de forma dramática.

Técnico vs. Fundamental

A interpretação dos padrões de negociação é apenas uma maneira de avaliar os preços das ações, e não é necessariamente o mais confiável. Analistas técnicos procuram pontos de inflexão porque acreditam que a psicologia dos investidores é um fator importante, se não o maior, que determina os preços das ações. Outros comerciantes analisam os "fundamentos" de uma empresa, como seus balanços e relatórios de lucros. Os analistas fundamentais acreditam que olhar para a própria empresa, em vez do comportamento comercial, é uma maneira melhor de tentar prever seu preço futuro.

Considerações

Descobrir se uma ação ou o mercado em geral atingiu um ponto de inflexão é difícil. Uma ação que mostrou resistência a US $ 100 por ação pode subir acima desse nível por um breve período, apenas para voltar à sua faixa histórica de negociação. Analistas técnicos geralmente têm opiniões diferentes sobre se uma ação vai subir ou cair. Em última análise, os pontos de inflexão são apenas óbvios após o fato.