Qual É A Importância De Um Código De Ética No Assédio No Local De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

Os funcionários nem sempre entendem a piada

Embora as leis contra o assédio sejam bem claras, elas podem ser ambíguas quando você tenta para colocá-los em prática no local de trabalho. Se o assédio que um funcionário reclama não se encaixar exatamente na definição legal, pode ser difícil abordá-lo. Códigos internos de ética abrem caminho para uma empresa criar suas próprias políticas que desestimulam comportamentos provocadores e indelicados, mesmo que não se enquadrem na definição de assédio legal, tornando o local de trabalho mais agradável para todos. Ao mesmo tempo, um código de ética pode ser usado para definir assédio legal e seu lugar no ambiente de trabalho

Para definir limites

Um código de ética escrito deve definir claramente os tipos de assédio que não serão tolerado no local de trabalho. Um código geral que desencoraja qualquer tipo de brincadeira em relação a orientação sexual, religião, gênero, raça, deficiência, idade, história criminal ou estado civil coloca todos em alerta que pouco na empresa será tolerado. Um código de ética que exige apenas o máximo respeito pelos colegas de trabalho pode cobrir todas as bases e preparar os trabalhadores para uma atmosfera totalmente respeitosa.

Para Dar Opções aos Trabalhadores

Um código que inclui políticas da empresa de não tolerância ao assédio de qualquer tipo também inclui meios para os trabalhadores denunciarem o assédio quando o virem. Quando os funcionários sabem que têm permissão para dizer aos gerentes ou proprietários quando ocorre assédio, eles podem estar mais propensos a relatar incidentes que eles veem ou vivenciam. O código de ética dá aos funcionários permissão para cuidar um do outro. Pode até mesmo exigir que qualquer tipo de assédio seja relatado por testemunhas.

Para criar um ambiente seguro

Os funcionários se sentem mais seguros quando há um código de ética escrito que referencia o assédio no trabalho e afirma claramente que é proibido no trabalho. ambiente de trabalho. Eles não precisam se preocupar com a possibilidade de um supervisor pedir favores ou de que seu desempenho seja julgado pela maneira como eles aceitam a provocação de seus colegas de trabalho. Um ambiente seguro permite que todos sejam mais produtivos. Um código de ética claramente escrito também elimina quaisquer ambiguidades que alguns funcionários possam ter sobre o que constitui assédio.

Para construir um negócio respeitável

Quando os funcionários tratam uns aos outros com dignidade e respeito, essa atitude reflete para a comunidade e para os clientes . Quando a honestidade e a aceitação são as práticas éticas predominantes dentro de uma organização, esses princípios são percebidos por clientes que demonstram sua lealdade enviando referências e continuando a fazer negócios com a empresa. Um código de ética claro prepara os funcionários para agirem de acordo com os melhores interesses da empresa em todos os momentos - mesmo quando pensam que ninguém está procurando.