O Que É Um Assistente De Higiene?

Autor: | Ultima Atualização:

Os assistentes de higiene ajudam higienistas com tratamentos e raios-X

Os assistentes de higiene apoiam higienistas em consultórios dentários. O papel é semelhante a um assistente de dentista com muitas das mesmas responsabilidades, exceto o seu foco é em cuidados de higiene e tratamentos. Algumas práticas permitem que seus assistentes trabalhem com dentistas e higienistas; outros têm assistentes separados para cada função.

Visão geral

Os higienistas trabalham ao lado dos dentistas na maioria das práticas, promovendo a saúde bucal e administrando certos tipos de tratamentos. Embora seja comum que os assistentes de dentistas trabalhem com dentistas, o conceito de empregar assistentes de higiene dedicados para trabalhar com higienistas é relativamente novo. Muitas práticas acham que um assistente de higiene reduz a carga de trabalho, libera tempo para mais horários e melhora o atendimento ao paciente. O trabalho pode atender a assistentes de consultório dentário à procura de uma mudança, ou pessoas que estudam para se tornar higienistas que querem experiência no trabalho.

Responsabilidades

Sua função é apoiar um ou mais higienistas. Isso envolve trabalhar com eles e garantir que eles tenham todo o equipamento necessário. Você também configurará, limpará e limpará o equipamento entre as consultas do paciente e preencherá os dados do registro e do gráfico. Em alguns trabalhos, você também pode assumir tarefas menores, como medir a pressão arterial, aplicar tratamentos com flúor, polir os dentes e desenvolver radiografias. O trabalho exige muito contato com os pacientes; você vai cumprimentá-los e instalá-los e, em alguns casos, agendar consultas futuras quando eles saírem

Qualificações

Algumas práticas, mas não todas, exigem certificação em assistência odontológica. Você pode ter que fazer um exame de licenciamento, embora isso dependa do estado em que você mora. Alguns estados também exigem licenciamento para tratamentos individuais, como a radiografia. Você precisará de pelo menos um diploma do ensino médio ou equivalente, e, se um trabalho não requer certificação na fase de inscrição, a prática pode esperar que você passe pelo processo assim que começar a trabalhar.

Habilidades

Você passará a maior parte do seu dia trabalhando com outras pessoas, por isso é essencial ter boas habilidades de comunicação. Você pode ser a primeira pessoa que um paciente encontra na prática e você precisa causar uma boa impressão. Você também pode lidar com pacientes nervosos ou difíceis. O trabalho também requer boas habilidades de organização e capacidade de executar várias tarefas e aderir a um cronograma. Habilidades práticas e aptidão técnica são vitais, pois é provável que você trabalhe com uma variedade de equipamentos, maquinário e programas de software.