O Que É Sociólogo Forense?

Autor: | Ultima Atualização:

Sociólogos forenses estudam como a sociedade afeta o comportamento criminoso

Às vezes chamados de criminologistas, os sociólogos forenses trabalham em casos criminais e civis. Eles conduzem pesquisas e analisam dados para ajudar as forças de segurança a entender melhor as tendências dos que provavelmente cometem crimes. Ao contrário dos psicólogos forenses, que se concentram na capacidade mental dos criminosos, sociólogos forenses se concentram em como a sociedade influencia o comportamento criminoso.

Educação e qualificações

Sociólogos forenses geralmente importantes em um dos seguintes aspectos: sociologia, criminologia, sociologia forense ou Psicologia Forense. O curso inclui aulas de justiça criminal, direito penal e prevenção ao crime. Um diploma de bacharel é o requisito mínimo para cargos de nível de entrada. Sociólogos forenses que prestam depoimento de especialistas em ensaios, devem obter um mestrado ou doutorado. Fortes habilidades de pensamento analítico e crítico são uma obrigação. Excelentes habilidades de escrita e comunicação são uma vantagem

O Analista

Sociólogos forenses analisam evidências e pesquisas para determinar negligência em casos criminais ou civis. Eles podem visitar uma cena de crime para estudar como as evidências coletadas se relacionam com o comportamento de um réu. Eles investem em pesquisas e dados para ajudar os legisladores a estabelecer políticas públicas. Sua análise do comportamento criminoso pode fortalecer ou enfraquecer um caso. Alternativamente, um sociólogo forense pode fornecer uma análise a um empregador para estabelecer o impacto da violência no local de trabalho sobre os funcionários.

A Pesquisa do Pesquisador

é a base da ciência forense. Consequentemente, a análise e a pesquisa são os principais pilares da sociologia forense. Sociólogos forenses conduzem pesquisas sobre homicídio, estupro, agressão e roubo. Isso inclui entrevistar criminosos sobre como e por que eles cometeram crimes específicos. Os sociólogos forenses estudam dados demográficos, desenvolvimento socioeconômico e estatísticas criminais. Eles freqüentemente compartilham suas descobertas com outros criminologistas para identificar tendências emergentes. Essas descobertas podem ajudar os funcionários do governo e as agências de aplicação da lei a desenvolver políticas e procedimentos mais eficazes.

O Especialista

O testemunho de um sociólogo forense pode desempenhar um papel central em um julgamento. Sociólogos forenses testemunham a defesa, bem como a acusação. Eles podem fornecer um testemunho de especialistas sobre o impacto socioeconômico no comportamento do grupo, como atividade de gangues, saques e crime organizado. Eles falam em audiências de liberdade condicional e sentença para determinar a probabilidade de reincidência. Eles também fornecem opinião de especialistas para a mídia, incluindo insights sobre o comportamento de um serial killer ou terrorista.