O Que É Micoplasma Felino?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos infectados com anemia infecciosa felina apresentam muitos sintomas como fadiga.

Micoplasma felino, também chamado de anemia infecciosa felina ou micoplasmose hemotrópica felina, é uma doença de gato causada por uma infecção de uma espécie de parasita bacteriano chamada Mycoplasma haemofelis. Esta doença pode causar a morte se não for diagnosticada e tratada por um veterinário

Causa

Mycoplasma haemofelis é uma espécie de um grupo único de bactérias chamado Mycoplasmas. Um gato pode ser infectado com micoplasma de uma pulga infectada, carrapato ou picada de mosquito. Essas bactérias, como os parasitas, precisam se ligar a um hospedeiro para sobreviver; dentro do gato, as bactérias do micoplasma se ligam aos glóbulos vermelhos do gato. O sistema imunológico do corpo vê as bactérias estranhas nas células e cria anticorpos para atacá-las. Os glóbulos vermelhos infectados são agora revestidos com anticorpos, provocando o baço para remover e destruir as células infectadas. A remoção de muitos glóbulos vermelhos faz com que o gato fique anêmico.

Sintomas

Um gato infectado por Mycoplasma haemofelis pode não apresentar sintomas por algumas semanas, até que as bactérias tenham infectado um grande número de glóbulos vermelhos. células. O gato pode ter febre, depressão, apetite reduzido, cor pálida ou ictérica, cansaço, fraqueza e possivelmente perda de peso. O baço e os gânglios linfáticos também podem estar aumentados.

Diagnóstico

Se o seu gato apresentar sintomas de infecção por micoplasma, é crucial levá-lo a um veterinário que possa diagnosticar a doença. Existem dois métodos principais de diagnóstico, o primeiro é a observação de um esfregaço de sangue sob um microscópio para realmente visualizar os organismos nos glóbulos vermelhos. Isso pode não ser confiável, no entanto, porque a infecção não está em todas as células em todos os momentos: ela vem em ondas ou ciclos e é fácil errar em apenas uma pequena amostra de glóbulos vermelhos de um ponto no tempo. O principal método de diagnóstico é chamado reação em cadeia da polimerase, que é um método que pode detectar e isolar uma pequena quantidade de DNA do próprio organismo bacteriano e diferenciá-lo de qualquer outro tipo de bactéria que possa estar presente no sangue.

Tratamento

Uma vez que um veterinário tenha diagnosticado anemia infecciosa felina, ele irá prescrever um antibiótico, geralmente tetraciclina ou doxiciclina, para matar as bactérias. Além de antibióticos, o veterinário também irá prescrever um esteróide como a prednisona para suprimir o sistema imunológico do gato de atacar e remover os glóbulos vermelhos. Gatos seriamente anêmicos podem precisar de uma transfusão de sangue. Com o tratamento, os felinos infectados respondem bem e seu progresso será monitorado ao longo do tempo. Para ajudar a prevenir a infecção por Mycoplasma haemofelis, é uma boa idéia manter o controle adequado de pulgas e carrapatos para o seu felino.