Qual É A Diferença: Certificação Cia Vs. Cfe?

Autor: | Ultima Atualização:

Auditores Internos Certificados e Examinadores Certificados de Fraude analisam documentos financeiros.

Certificados Internos Certificados e Certificados de Fraude Certificados são duas certificações amplamente reconhecidas para contadores, auditores e investigadores financeiros. Ambas as certificações abrangem algumas das mesmas áreas, mas enfatizam os diferentes deveres e técnicas que visam públicos um pouco diferentes. Qual certificação você precisará depende de suas metas de carreira, mas você sempre pode obter as duas certificações para mostrar aos empregadores seu comprometimento com a auditoria e a investigação financeira.

Educação e requisitos profissionais

Quanta educação e experiência profissional que você precisa é muito semelhante para as certificações CIA e CFE. O Instituto de Auditores Internos exige que você tenha um diploma de bacharel em qualquer assunto e dois anos de experiência. Esta certificação é principalmente para pessoas em uma posição de auditoria interna. A Associação de Examinadores de Fraude Certificada também exige que os candidatos tenham um diploma de bacharel e dois anos de experiência. A ACFE utiliza um sistema de pontos baseado em educação, experiência e outras certificações para qualificá-lo, para que você tenha mais flexibilidade ao tentar atender aos requisitos. A certificação CIA exige que você concorde com um código de ética profissional e ambos exigem que você apresente referências de caráter ou recomendações profissionais

Exames de certificação

Você precisa fazer os exames para ambas as certificações. O exame da CIA é um pouco mais tradicional. Você precisa ir a um centro de testes e fazer o exame com a supervisão e orientação de um inspetor. O exame da CIA tem quatro partes. Cada parte tem 90 perguntas de múltipla escolha que você terá duas horas e 25 minutos para responder. Você faz o exame CFE em casa através de um exame on-line ou programa de computador. Este exame também tem quatro seções. Cada seção deste exame tem 125 perguntas que você terá 2,6 horas para responder, com um máximo de 75 segundos para cada pergunta.

Indústrias e trabalhos relevantes

A certificação CIA é uma das certificações mais comuns para contadores. e auditores, de acordo com o Bureau of Labor Statistics. Pessoas de outras indústrias também têm algo a ganhar com a certificação da CIA. O IIA permite que esses indivíduos que usam técnicas de auditoria interna sejam certificados. Essas profissões incluem auditores externos e garantia de qualidade, conformidade regulatória e profissionais de controle interno. O ACFE permite que todas as pessoas em profissões relacionadas a fraudes ganhem seu CFE. Para o ACFE, as profissões relacionadas a fraudes incluem contabilidade e auditoria, criminologia, sociologia, investigação de fraude, prevenção de perdas e profissões jurídicas. Se você não vê sua profissão nesta lista, mas acha que tem uma profissão relacionada a fraude, ainda é possível enviar uma inscrição com uma descrição do seu trabalho para que a ACFE revise.

Escopo e Abordagens para Fraude

A principal diferença entre essas certificações é o escopo do conhecimento que elas cobrem e suas abordagens à fraude. A certificação CFE concentra-se quase exclusivamente em fraudes. As quatro partes do exame abrangem prevenção e dissuasão de fraudes, transações financeiras e esquemas de fraude, investigação e lei. No exame CIA, apenas uma seção de uma parte cobre fraude. Esta seção cobre os riscos e controles de fraude. Isso significa que alguém com uma certificação da CIA não está necessariamente qualificado para investigar casos de fraude. O restante do exame abrange as habilidades de auditoria, análise de negócios, tecnologia da informação e gerenciamento de negócios.