Qual É A Diferença Entre Lucro Líquido E Lucro Líquido Após Impostos?

Autor: | Ultima Atualização:

O pagamento de impostos pode afetar a lucratividade de uma empresa.

A análise financeira ajuda a determinar se você está ganhando dinheiro suficiente e pode pagar suas contas. Se você aplicar esta análise a uma pequena empresa ou a seus assuntos financeiros pessoais, fazer um levantamento de sua renda e compará-la com suas despesas é a única maneira de determinar se você está saindo na frente ou perdendo dinheiro. O lucro líquido é calculado como parte de um documento financeiro chamado demonstração de resultados. Este demonstrativo financeiro é um dos principais documentos oficiais de crédito, investidores e outras pessoas interessadas em seu uso de negócios para determinar quanto seu negócio vale a pena

Lucro Bruto

Lucro líquido, também chamado de lucro líquido ou lucro líquido, é um cálculo final que fatores em muitos outros componentes financeiros. Para entender o lucro líquido, comece com a receita bruta, também conhecida como receita bruta ou vendas: a quantidade de dinheiro que você recebe de suas principais atividades de negócios. Você chega a esse número simplesmente contando todos os seus recibos das vendas. Se você subtrair os custos do produto - a quantia gasta para comprar estoque ou produção, mais mão-de-obra direta e qualquer outro custo direto que possibilite a venda - e quaisquer devoluções ou descontos, você fica com a sua lucro bruto. O cálculo abreviado do lucro bruto é vendido menos o custo dos produtos vendidos.

Lucro operacional

Após o cálculo do lucro bruto, calcular o lucro operacional. Subtraia todas as despesas de vendas, gerais e administrativas necessárias para administrar o negócio a partir do lucro bruto. Exemplos de despesas operacionais incluem os salários do pessoal do escritório geral, aluguel e utilitários em escritórios, seguros, propaganda, comissões de vendas e depreciação de ativos administrativos.

Outras Receitas e Despesas

A categoria “Outras Receitas e Despesas” compreende itens que não estão relacionados ao core business da empresa, como receitas e despesas de juros relacionadas a investimentos. Esses itens são compensados ​​uns contra os outros para atingir um valor líquido de lucro ou prejuízo para essa categoria.

Lucro Líquido (Lucro) Antes de Impostos

Lucro ou prejuízo operacional da empresa - mais ou menos os “Outros Lucros e Categoria "Despesas" é igual ao lucro líquido quando o valor é positivo. Quando o valor é negativo, a empresa tem uma perda líquida. O lucro líquido é normalmente dividido em lucro líquido ou lucro antes de impostos e lucro líquido ou lucro após impostos. Sempre que alguém faz referência a "lucro líquido", determine se eles estão se referindo ao lucro líquido antes ou depois dos impostos.

Lucro Líquido (Lucro) Após Impostos

Subtraindo o montante total de impostos estaduais e federais pagos pela empresa o lucro antes dos impostos resulta em lucro líquido após impostos. Esse montante é o resultado final da empresa, a quantidade de dinheiro que os proprietários da empresa podem considerar como retorno sobre o investimento ou o dinheiro que pode ser distribuído a eles como lucros. Em uma declaração de renda, a última linha é rotulada "lucro líquido", e é igual a lucro líquido - lucros - depois de impostos.