O Que É Diabetes Insípido Em Cães?

Autor: | Ultima Atualização:

Apenas um veterinário pode diagnosticar diabetes insípido.

Diabetes insipidus não deve ser confundido com diabetes mellitus, o chamado "diabetes do açúcar" comum entre humanos e animais não humanos. Diferentemente do diabetes mellitus, o diabetes insipidus é raro em cães. Não é uma condição do pâncreas, mas sim uma condição devido à falta de certos hormônios.

Visão geral

Diabetes insipidus é freqüentemente chamado de diabetes "aquoso" ou "fraco" e existem dois tipos: neurogênico e nefrogênico. diabetes insipidus. O diabetes neurogênico é também chamado de diabetes insípido central e é devido a uma subprodução do hormônio vasopressina, o hormônio responsável pela regulação do uso da água pelo corpo. A vasopressina é liberada pelo hipotálamo, situado no cérebro. Diabetes neurogênico é uma deficiência do hormônio ADH, o hormônio diurético. A função do ADH é reduzir o fluxo de urina. Isso ajuda o corpo a manter a água necessária para as funções corporais. É um problema encontrado nos rins.

Causas

O diabetes insípido tem duas causas dependendo do tipo. Se o cão é diagnosticado com diabetes insípido neurogênico, isso pode significar que houve um trauma no cérebro, uma vez que o hipotálamo está no cérebro. Também poderia indicar a presença de um tumor cerebral. Pode haver um problema com a glândula pituitária, responsável pela liberação do hormônio na corrente sanguínea. Muitos casos de diabetes insípido neurogênico são idiopáticos, ou seja, são de causa desconhecida. O diabetes insípido nefrogênico é causado por um problema nos rins, como cistos ou um desequilíbrio de proteínas, ou um problema com o desequilíbrio eletrolítico. Também pode ser congênita, causada por câncer ou secundária a uma infecção ou a um efeito adverso da medicação.

Diagnóstico

Se você notar que a sede ou micção do seu cão aumentou, ele está desidratado ou está eliminando em casa, entre em contato com seu veterinário. . Freqüentemente, o pêlo do cachorro fica sem brilho e fino. O veterinário irá realizar um exame físico completo e solicitar uma bateria de testes, incluindo exames de sangue e urina, avaliações do nível de hormônios e eletrólitos e, possivelmente, uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada. O veterinário também levará em consideração a observação e o relato do proprietário sobre o início dos sintomas e as mudanças na rotina diária do cão ou qualquer possível lesão ou trauma.

Tratamento e Perspectivas

Diabetes inspidus é muito raro em caninos. Não pode ser curado, no entanto, muito parecido com diabetes mellitus, pode ser controlado através de medicação. O cão recebe uma solução intranasal ou injetável contendo um hormônio antidiurético que manterá os sintomas sob controle e a doença sob controle.