Qual É O Princípio Da Contribuição Para O Seguro?

Autor: | Ultima Atualização:

O princípio da contribuição rege as relações entre as companhias de seguro

O princípio da contribuição no seguro é uma regra que especifica o que acontece quando uma pessoa compra seguro de várias empresas para cobrir o mesmo evento e esse evento ocorre. O princípio diz que se o segurado apresentar uma reclamação junto a uma empresa, essa companhia tem o direito de cobrar uma quantia proporcional de dinheiro das outras seguradoras envolvidas.

Seguro Duplo

Se uma pessoa segurar alguma propriedade, como uma casa ou empresa, e tira duas apólices que cobrem essa propriedade, eles compraram o seguro duplo. Os indivíduos têm permissão para comprar o máximo de seguro que quiserem em sua propriedade. Por exemplo, um proprietário pode comprar duas apólices de US $ 250.000 em sua casa de duas seguradoras diferentes. O seguro duplo não implica necessariamente duas políticas - pode haver mais.

Regras de Princípios de Contribuição

Antes que o princípio da contribuição entre em vigor para as companhias de seguros, uma dupla situação de seguro deve atender a certos requisitos. Todas as políticas devem abranger a mesma propriedade e o mesmo evento, e todas as políticas devem estar em vigor e exequíveis. Se todas essas condições tiverem sido atendidas e um evento coberto ocorrer, danificando a propriedade coberta, o princípio da contribuição entrará em vigor para as empresas envolvidas.

Arquivando a Reivindicação

O segurado registra uma reivindicação com apenas uma empresa no caso de um evento danoso coberto. Essa companhia de seguros paga o dinheiro ao segurado. Posteriormente, segundo o princípio da contribuição, a empresa tem o direito de cobrar dinheiro das outras seguradoras envolvidas de acordo com a quantidade de cobertura que o segurado comprou de cada uma. O princípio da contribuição afeta apenas o relacionamento entre as companhias de seguro e não diz respeito ao segurado.

Exemplo

No exemplo do proprietário, se o proprietário comprou duas políticas de US $ 250.000 em sua casa de empresas diferentes e ocorreu um incêndio coberto pelas duas políticas, o proprietário registra uma reivindicação com uma empresa. Essa empresa pagará os US $ 250.000 ao proprietário. Então, de acordo com o princípio da contribuição, a empresa pode cobrar metade dessa quantia, US $ 125.000, da outra empresa.