O Que É Um Fundo Mútuo Ou Estoque Conservador?

Autor: | Ultima Atualização:

Um estilo de investimento conservador pode oferecer alguma proteção contra as desacelerações do mercado.

Investir é fazer seu dinheiro crescer. Quando você entrega seu suado dinheiro, está dizendo que confia na administração da Empresa X, Fundo Y ou Emissor de Obrigações Z para obter lucro sem perder seu dinheiro no processo. Claro, há uma pegadinha. Os investimentos que lhe trazem um grande retorno são mais arriscados e também oferecem a possibilidade de perder uma grande parte do seu capital. Você pode minimizar esse risco, investindo em ações ou fundos conservadores, que proporcionam um retorno razoável, ao mesmo tempo em que protegem você de desacelerações do mercado.

Ações conservadoras

As ações são a base dos investimentos de alto risco e alta recompensa. Eles costumam ser chamados de "ações", já que cada ação representa uma pequena parte do patrimônio de uma determinada empresa. Algumas ações são mais arriscadas do que outras. Empresas recém-estabelecidas, empresas em setores novos ou em rápida mudança e empresas em economias emergentes são consideradas arriscadas. Você ganha muito quando eles pagam, mas perde muito quando eles falham. A estabilidade é a marca de um estoque conservador. São empresas tipicamente bem estabelecidas e com sólida administração, operando em setores maduros de uma economia madura.

Ações de dividendos

Os investidores conservadores geralmente escolhem ações que pagam dividendos consistentes aos acionistas. As empresas pagam dividendos como um valor fixo por ação, ou uma porcentagem dos lucros, como um incentivo para os investidores comprarem e manterem suas ações. Isso faz com que os estoques de dividendos sejam um investimento lucrativo, mesmo quando os preços das ações estão estáveis. Algumas empresas emitem "ações preferenciais" que consistem apenas em uma participação nos dividendos, sem propriedade na própria empresa. Estes atuam mais como títulos do que ações, tornando-os um investimento especialmente conservador. Eles geralmente podem ser convertidos em ações ordinárias, então se o preço das ações disparar você pode convertê-los e tirar proveito.

Fundos Mútuos Conservadores

Se a idéia de pesquisar e investir em estoques individuais não lhe interessa, Um fundo mútuo conservador pode ser mais seu estilo. Seus gerentes e analistas pesquisam investimentos potenciais em tempo integral, para que conheçam seus estoques da maneira como você sabe qual criança vai comer qual vegetal. Os fundos mútuos conservadores oferecem muito mais flexibilidade do que investir em empresas individuais, porque cada um representa um conjunto diversificado de investimentos. Eles costumam manter ações individuais "conservadoras", mas também podem comprar empresas de alto risco para o rendimento potencial, e equilibrá-las com veículos mais conservadores, incluindo títulos e investimentos que geram juros.

Ações x Obrigações

As obrigações são uma parte importante de uma carteira conservadora, porque, como regra, elas sobem quando as ações caem. Essencialmente, um título é uma promessa do emissor de fornecer a você um retorno definido sobre seu investimento em uma data de vencimento definida. Suas taxas são geralmente mais altas do que os veículos de juros simples, como CDs, mas menores que os retornos das ações. As obrigações também oferecem outros benefícios. A receita dos títulos municipais é isenta de impostos, tornando-os especialmente úteis quando você supera seu IRA. Os títulos também podem ser negociados e estão em alta demanda quando os estoques estão em baixa. É por isso que os títulos são importantes em um fundo mútuo conservador, porque eles agem como a outra extremidade da gangorra. Quando os estoques seguem para o sul, os títulos sobem e ajudam a limitar os danos.

Uma carteira equilibrada

O objetivo de um fundo conservador é conseguir um portfólio bem equilibrado. Isso significa que investiu em uma ampla variedade de ações, títulos e outros veículos para proporcionar um retorno razoável do seu investimento, independentemente do clima econômico. Alguns fundos fazem isso consistentemente melhor que outros. Como investidor, você pode recorrer a serviços de pesquisa de mercado, como o Morningstar, para lhe dizer quais são os que apresentam melhores desempenhos.