O Que É Uma Vibrissae De Um Gato?

Autor: | Ultima Atualização:

As vibrissas de um gato - ou bigodes - podem detectar o menor movimento de ar.

Vibrissae é o termo científico para bigodes. A maioria dos animais que usam bigodes caçam ou alimentam-se em condições de baixa visibilidade, oferecendo uma pista sobre seu propósito. Cada gato deve saber que estes folículos pilosos longos e flexíveis podem sentir movimento, expressar a curiosidade do seu gatinho e ajudá-lo a interpretar o ambiente.

Folículos pilosos especializados

Mais do que apenas realçadores de fofura, vibrissas são órgãos sensoriais especializados que são altamente sensível às correntes de movimento e vento. Estes pêlos extra grossos e fortes são ricos em sangue e suprimento nervoso e conectados às fibras musculares, e alguns podem ser movidos voluntariamente. Seu gato tem bigodes acima dos olhos, na parte de trás de suas bochechas, em torno de seu focinho e no dorso de suas patas dianteiras.

Feedback

Bigodes absorvem informações do ambiente do seu gato e passam para ela. Por exemplo, os bigodes de um gato são tão largos quanto o seu corpo, permitindo-lhe avaliar se consegue passar por uma abertura. As vibrissas na parte de trás de suas pernas - chamadas de carpal-ulnar - são mais sensíveis ao movimento para longe do corpo e a ajudam a detectar se aquele rato está tentando escapar. Gatos que perderam a visão movem seus bigodes permanentemente para frente para auxiliar na negociação de seu ambiente

Proteção

Acima dos olhos do seu gato há um conjunto de bigodes tecnicamente conhecidos como os supra-orbitais. Estes servem uma função de proteção para o gato. Imagine seu pequeno caçador perseguindo a presa durante a noite com um pincel grosso - se esses bigodes entrarem em contato com um galho ou algum tipo de entulho, eles acionam o gato para fechar os olhos, evitando ferimentos.

Linguagem corporal

Cleo Mova as vibrissas ao redor de seu focinho - chamadas de mestiçais - voluntariamente para indicar seu humor. Os bigodes virados para a frente são um sinal de curiosidade e uma mentalidade positiva, enquanto os bigodes voltados para trás indicam uma posição defensiva e podem significar que ela está louca e prestes a se tornar agressiva. Estes são apenas mais um meio pelo qual ela comunica o que está acontecendo dentro de sua cabeça.