O Que É Empacotar Uma Hipoteca?

Autor: | Ultima Atualização:

A criança é seu pacote de alegria. A hipoteca é de outra pessoa

Às vezes você ouve pessoas com hipotecas dizendo coisas sardônicas como "Bem, é a casa do banco, na verdade." Mas em muitos casos, eles estão errados, além de serem levemente desagradáveis. Os bancos geralmente não agarram as hipotecas que escrevem. Eles vendem e usam o dinheiro que conseguem para escrever mais hipotecas. Os compradores são empacotadores de hipotecas.

Vendas de hipotecas

Digamos que você receba uma hipoteca de 30 anos do seu banco por US $ 200.000 com juros anuais de 6%. Supondo que você fique na casa os 30 anos completos e faça todos os pagamentos, você devolverá os US $ 200.000 originais mais cerca de US $ 230.000 a mais em juros, que é o lucro do banco. O problema para o banco é que ele preferiria não esperar 30 anos para obter lucro. Isso é um tempo muito longo - e, ei, há a chance de que, em algum momento, você não cumpra o empréstimo, o que aumenta o risco. O banco resolve esse problema vendendo sua hipoteca para outra pessoa por mais de US $ 200.000, mas menos de US $ 430.000.

Investidores

Quando seu banco vende sua hipoteca, ela está vendendo o direito de cobrar seus pagamentos futuros. O banco pode não estar interessado em coletar US $ 430.000 em 30 anos, mas há outros que acham que essa idéia é apenas pioneira - ou seja, investidores que buscam uma fonte estável de renda a longo prazo. Mas, assim como o banco, eles entendem que uma pessoa tão boa quanto você é, sempre há um risco de você ser inadimplente. Os investidores lidam com risco diversificando. É aí que entra o bundling.

Empacotamento de hipotecas

Os empacotadores de hipotecas são instituições financeiras que compram muitas hipotecas - milhares ou milhões delas. Eles juntam todas essas hipotecas em um "pacote" e depois emitem títulos chamados títulos lastreados em hipotecas, ou MBS. Se você comprar um MBS, estará comprando o direito a uma fatia dos pagamentos de todas as hipotecas do pacote. Com mil ou mais hipotecas no pacote, uma inadimplência não afetará muito o retorno. O MBS, pelo menos em teoria, reduz o risco por meio da diversificação. Claro, se uma porcentagem significativa das hipotecas entrar em default, então há um problema. E adivinhe o que aconteceu por volta de 2006.

Bad Bundles

Durante a primeira década do século XXI, a demanda aumentou para hipotecas agrupadas. Os títulos lastreados em hipotecas eram vistos como investimentos seguros, já que as pessoas fazem praticamente qualquer coisa para manter suas casas. Mas, para que as hipotecas se transformem em títulos, você precisa encontrar dinheiro para emprestar às pessoas. Isso levou a padrões perdidos de empréstimos - em alguns casos, padrões ridiculamente fracos. Alguns credores concediam hipotecas a pessoas que não tinham nada a pagar e depois as vendiam para empacotadores, obtendo lucro e repassando o desastre para outra pessoa. Havia tanto risco que não poderia ser diversificado. No final, centenas de bilhões de dólares em investimentos em MBS foram ruins e, boom, a pior recessão econômica desde a Grande Depressão. No rescaldo, o empacotamento não desapareceu, e isso nunca acontecerá - mas os padrões de empréstimos aumentaram consideravelmente.