Animais De Estimação

Autor: | Ultima Atualização:

A podridão da barbatana é um problema comum para peixinhos dourados e geralmente é fácil de tratar e reverter no início estágios de decadência. A podridão da barbatana não é uma doença - é um sintoma pouco atraente da doença que pode resultar na morte do seu peixinho dourado se for ignorada

Causas

A principal causa da podridão da barbatana é a má qualidade da água. Todos os aquários contêm bactérias que normalmente não são prejudiciais ao seu peixinho dourado. No entanto, seu peixinho dourado é propenso a infecções se ele tiver um sistema imunológico comprometido ou viver em condições de alto estresse. Bactérias elevadas causadas por uma limpeza pouco frequente e tratamento insuficiente da água deixam o peixe dourado aberto à infecção. Se uma ferida aberta ocorre por causa de mau manuseio, ornamentos de aquário afiados ou de um peixe coxo-convulsivo, a ferida se torna um portal de entrada de bactérias. As bactérias crescem nos intestinos do peixe produzindo um muco tóxico. As toxinas são absorvidas pelos intestinos e entram na corrente sanguínea, de acordo com Happy Goldfish. Uma vez na corrente sanguínea, podem ocorrer danos a órgãos vitais

Identificação

A podridão da barbatana bacteriana tem bordas irregulares com estrias vermelhas, mas a podridão da barbatana causada por um fungo decai uniformemente e as bordas da barbatana aparecem brancas. Se a infecção bacteriana é causada por uma ferida aberta, a ferida pode aparecer branca. Conforme a infecção progride, a barbatana perde sua cor e a quebra do tecido se agrava se não for tratada prontamente. Em casos graves de podridão da barbatana, a barbatana do peixe dourado é reduzida a um coto, de acordo com o FishChannel.com. As úlceras corporais e o inchaço abdominal também são um sinal de podridão severa da nadadeira, que pode indicar que a infecção se espalhou para os órgãos internos.

Tratamento

O tratamento da podridão da nadadeira começa com a substituição da água antiga do aquário por água tratada limpa. O sal é um anti-séptico, então administre uma colher de chá de sal de aquário por galão do tanque a ser tratado, de acordo com Happy Goldfish. Se a podridão da barbatana não melhorar após o tratamento com sal, compre um antibiótico de amplo espectro de uma loja de animais ou de um veterinário. Tetraciclina, cloranfenicol e oxitetraciclina são frequentemente os antibióticos de escolha, mas um veterinário pode recomendar um coquetel de antibióticos, de acordo com FishChannel.com. Uma vez que a podridão da aleta atinge a base da aleta, o dano da aleta é permanente, então comece o tratamento o mais cedo possível, de acordo com Pet Goldfish.

Considerações

Se o pH, amônia ou nitratos são muito altos no aquário, a quebra das aletas pode ocorrer, então teste sua água freqüentemente. Um peixe saudável que vive em um ambiente ideal de peixinho dourado é menos propenso a doenças e à podridão das barbatanas, portanto, além de limpar a água, certifique-se de que seu peixinho dourado tenha uma dieta balanceada com muitas vitaminas. Para evitar lesões, não sobrecarregue o tanque nem coloque peixes dourados com espécies agressivas. Verifique cuidadosamente os equipamentos, plantas e ornamentos do aquário para obter bordas afiadas antes de colocar qualquer coisa no tanque com seu peixinho dourado.