O Que Acontece Com Os Preços Das Ações Após A Aquisição?

Autor: | Ultima Atualização:

Aquisição é uma estratégia de crescimento comum para pequenas e grandes empresas.

As empresas podem crescer aumentando as vendas organicamente ou por meio de aquisições. Numerosos estudos foram realizados sobre o efeito das aquisições na empresa-alvo e na empresa adquirente. Esses estudos mostram que o estoque da empresa adquirente geralmente cai imediatamente após um anúncio de aquisição, enquanto o estoque da empresa-alvo, ou empresa que está sendo adquirida, tende a subir. Isso se deve em grande parte ao prêmio que a empresa adquirente tem de pagar pelas ações da empresa.

Incentivo à venda

A razão mais comum para o aumento no preço da empresa-alvo e a redução no preço da adquirente é o prêmio de mercado que a empresa compradora deve pagar sobre as ações da empresa-alvo. Os acionistas da empresa-alvo precisam de um incentivo para vender suas ações, e esse incentivo vem na forma de mais dinheiro. Isso significa que a empresa adquirente normalmente paga um prêmio pelo preço das ações da empresa-alvo. Por exemplo, se uma empresa-alvo negociar a US $ 10 por ação, o adquirente provavelmente terá que pagar mais do que US $ 10 por ação para convencer a empresa-alvo a vender. Quanto maior o prêmio, mais a empresa adquirente espera se beneficiar do negócio. Depois que o negócio é tornado público, o preço da empresa alvo normalmente continua sendo negociado próximo ao preço de compra até que a aquisição seja fechada.

O Preço de Aquisição

Enquanto o preço das ações da empresa adquirida geralmente sobe, o estoque o preço da empresa compradora geralmente cai. Isso ocorre principalmente porque o prêmio pago pelas ações da empresa é maior do que o valor da empresa, pelo menos no papel. A empresa adquirente pode precisar pagar mais dinheiro ou assumir mais dívidas para compensar a diferença. Esse cenário de queda pode ser ainda mais exacerbado pelo sentimento do mercado. Se os investidores acharem que a meta está superfaturada com base no preço-lucro ou outras métricas inflacionadas, eles podem empurrar ainda mais o preço das ações da empresa compradora.

O preço das ações aumenta para adquirir a empresa

Em casos raros, o preço das ações da empresa adquirente também pode subir após uma aquisição ser anunciada. Isso geralmente acontece quando os investidores acreditam que a empresa adquirente recebeu uma barganha sobre o preço da empresa-alvo. Se a empresa compradora tiver uma fraqueza particular e / ou uma marca fraca que será ajudada pela boa vontade e reputação da empresa alvo, isso também pode elevar o preço das ações da empresa compradora.

Preços a Longo Prazo

Embora os estudos sugiram que o preço da empresa-alvo subirá imediatamente após um anúncio de compra - e o preço do adquirente cairá - esses estudos são focados principalmente na precificação de curto prazo. Uma boa equipe de gestão, aliada a uma boa estratégia de integração, pode melhorar significativamente o preço das ações da empresa compradora no longo prazo. No entanto, não há garantias de que qualquer acordo, mesmo com as melhores equipes de administração, resulte em preços de ações de longo prazo mais elevados. Cabe à equipe de gerenciamento da empresa adquirente extrair valor suficiente da aquisição. Se a equipe de administração se esforçar ou tiver dificuldades com a transição e a integração, o negócio poderá empurrar as ações da empresa adquirente para baixo ainda mais no longo prazo.