O Que Acontece A Um Acionista Ao Sair?

Autor: | Ultima Atualização:

A exclusão geralmente resulta em um declínio no valor.

Quando uma empresa é excluída, suas ações não são mais negociadas em uma das principais bolsas de valores. Em um sentido direto, nada acontece a um acionista quando o fechamento ocorre. O acionista ainda detém o mesmo percentual da empresa que antes, e ele é livre para vender as ações a qualquer comprador interessado. No entanto, na realidade financeira, a saída de uma empresa geralmente é um enorme negativo. Geralmente ocorre depois que uma empresa vai à falência ou à medida que se aproxima da falência.

Propriedade

Quando você compra uma ação, você a possui até vendê-la ou, em alguns casos, a empresa a resgata. Se uma ação for excluída, você não precisará entregar seus direitos de propriedade. No entanto, esses direitos muitas vezes se tornam inúteis. Em muitos casos, a deslistagem ocorre devido à falência corporativa, que normalmente apaga os acionistas originais em favor de ações recém-emitidas. Mesmo se você mantiver suas ações excluídas, muitas vezes você não receberá nenhuma ação da empresa quando ela sair da concordata.

Recusar no valor

Antes que uma ação seja retirada, um anúncio é feito no mercado. Às vezes, uma empresa deslistará voluntariamente suas ações e fará o anúncio em si, mas outras vezes uma troca anunciará que uma empresa não mais atende aos requisitos de listagem. Como uma ação excluída pode ser difícil de vender, muitos investidores vão vender após um anúncio de fechamento de capital, reduzindo o preço. Isso é particularmente verdadeiro em casos de falência, em que normalmente não há utilidade em manter as ações excluídas.

Declínio na liquidez

Se você é acionista em uma ação, você é livre para vender a ação a quem quer que seja. vai comprá-lo. Seu comércio não precisa necessariamente ocorrer em uma bolsa de valores. No entanto, uma das principais razões para a existência das bolsas de valores é fornecer liquidez aos investidores. A liquidez refere-se à disponibilidade de compradores e vendedores em um estoque específico. Normalmente, quando você quer vender uma ação, simplesmente insere um pedido com seu corretor e suas ações chegam às mãos de um comprador disposto. Se o seu estoque for excluído, ele normalmente será negociado no mercado "over-the-counter", que não oferece acesso fácil aos compradores. Pode tornar-se difícil, se não impossível, vender suas ações

Compra Privada

Em alguns casos, a saída de ações pode, na verdade, ser uma boa coisa para os acionistas. Se uma empresa decide se tornar privada em vez de permanecer publicamente negociada, ela está essencialmente comprando os acionistas existentes. Em troca de suas ações, a empresa irá oferecer-lhe dinheiro. Após a compra, as ações serão excluídas. Se você não aceitar a oferta de compra, você manterá seus compartilhamentos, mas eles ficarão sem valor após a exclusão.